Publicado por: Nikki | julho 6, 2009

[Kanken DS (漢検DS)] – Teste de kanji

Sabe aqueles caracteres que todo mundo acha o máximo e aprende um ou outro, mas depois desiste quando lembra-se que existem milhares de kanjis?
Pois então, aqui temos uma ferramente excelente para aprendê-los: Kanken DS (漢検DS).

Ele transforma toda aquela lentidão das aulas, das repetições e o processo de aprendizado em um game. Usando a touch screen para você escrever o que ele pede, possui várias frases para você entender o contexto do kanji, e ainda mostra suas possíveis leituras, ensina a ordem de escrita e radicais utilizados nos kanjis. Serve ainda como dicionário de kanjis, e salva quais kanjis você errou para futura consulta.

Além disso, ele conta também com um sistema de ranking (“kyu”), indo do 10-kyu (mais fácil) ao 1-kyu (mais difícil), onde você enxerga seu progresso (quando os resultados positivos são visíveis, a força de vontade aumenta ^_^). Para evoluir pelos “kyu”, você deve fazer o teste dele e atingir pelo menos 120/150 pontos.

Ele também usa o calendário do NDS para acompanhar seu ritmo de estudo. Então ele marca no calendário quando você exercitou seus kanjis, quando você fez os testes, quando você passou (ou não…) nos testes… é quase uma agenda exclusiva para seu aprendizado. Mas calma que não chega a ser um Wii Fit, ele não vai te dar uma bronca porque você não joga ele há uma semana!

Como o jogo é completamente voltado para o público japonês, espera-se que você tenha um conhecimento básico (Hiragana/Katakana), e consiga identificar o que cada exercício pede, então ele sozinho não pode ser usado para ensinar/aprender japonês. Mas a partir do conhecimento básico, é possível expandir em muito sua capacidade de leitura, associado a uma orientação voltada para regras gramaticais! ^_^

Parece até estranho dizer, mas ele conseguiu tomar o posto de game mais jogado no meu NDS! E olha que ele tinha uma competição boa, com Disgaea DS, Puyo Puyo 15th Anniversary, Ouendan… mas como ele é simples e funcional, acaba sendo minha opção sempre que tenho um tempinho livre. E ei, eu nunca me imaginei treinando kanji em fila de banco! (era bem mais provável estar treinando setup de Puyos…)

Até agora há 3 versões dele, e eu sugiro que procurem a última – Kanken DS 3 Deluxe – que é a mais completa, e possui tudo que descrevi acima. A versão 2 não tem a parte de “MY Kanken”, que é onde você pode salvar os kanjis para fazer um teste personalizado, não tem certas opções, e ela não possui as frases extras de exemplo na descrição do kanji.

Isso foi uma mão na roda para mim, já que resolvi voltar a estudar japonês esse ano, e até fiz um wallpaper simples baseado nos kanjis do 9-kyu – meu ranking atual:
Kanken DS 9-kyu Wallpaper

さあ、日本語を習いたいか?

Responses

  1. Agora que eu já fiz mais de 50% do 9-kyu eu vou começar o 8-kyu. :D
    Eu ainda não descobri que que são aquelas coisinhas de wi-fi, sabe o que são?
    Aliás tem muita coisa no jogo que não sei ainda o que é – e nem procurei saber. XD


Deixe um comentário

Categorias

