Publicado por: Nikki | setembro 2, 2009

Disgaea DS

===[Disgaea]===

Disgaea. À primeira vista, parece mais um Tactics RPG normal, com gráficos simples e personagens carismáticos. Mas quanto mais você joga, mais descobre a profundidade dele. Em termos de gameplay, ele é altamente “customizável”, por assim dizer. Jogue-o à sua maneira. Mages com machados? Ninjas com armas de fogo? Não quer jogar com o Laharl porque ele age como criança? Fique à vontade!

Os personagens carismáticos e as situações hilárias são outro ponto alto do jogo. Laharl, o overlord que não suporta mulheres sexys, Etna apresentando coisas nonsense entre os capítulos, Flonne, a “love freak”, Gordon, “Defender of the Earth”… isso sem contar os personagens secundários/coadjuvantes (Prism Rangers, Mid-Boss, etc.) e claro, os Prinnies!

Na versão NDS, após terminar o jogo, você tem a opção “Prinny Comments” – só isso já é motivo suficiente para jogar a história inteira de novo, porque os comentários “intrusivos” do Prinny são muito comédia!

O fator replay de Disgaea é muito bom. Terminar a história (com vários finais diferentes) é apenas uma pequena etapa do jogo. O post-game dele, com as dungeons extras, bosses overpowered, Etna Mode e o Item World garantem que você vai acompanhar Laharl por muito tempo.

A progressão de força vai acabar lembrando Dragon Ball. Você começa no level 1, onde 100 de dano é muita coisa, termina o jogo em torno do level 80~100, e no post game enfrenta boss level 2.000+!

Mas não se preocupe, o grinding dele não é pesado. Na verdade, você irá atingir esses levels naturalmente durante o Item World, tentando pegar seus equips level 100.

===[Battle]===

O sistema de batalha é por turnos. Ao invés de seguir o sistema de Final Fantasy Tactics, onde cada personagem tem seu turno, ele adota a idéia de cada player ter seu turno. Então todos os seus personagens irão agir, depois todos do inimigo, e assim por diante.

Você pode levar até 10 personagens em uma batalha, e não há como revivê-los durante ela, então suicídio não é uma opção muito viável (principalmente no Item World).

Os combos permitem causar danos assombrosos, capazes até mesmo de derrubar bosses em poucos turnos. Além dos combos padrões, onde vários personagens atacam o mesmo alvo, há também os “team attacks”.

Eles acontecem quando você dá um ataque normal, e tem algum aliado seu ao lado. Isso gera uma chance dos dois atacarem juntos, aumentando o combo. Quem ativa o “team attack” deve estar ao lado do inimigo (mesmo para ataques de longo alcance), caso contrário o “team attack” não funciona.

Tome cuidado, pois os combos são válidos tanto para você como para o inimigo! Combos são úteis também para encher Bonus Gauge, embora seja mais difícil enchê-la com combos do que com Geo Panels.

– Bonus Gauge

A Bonus Gauge serve para determinar quais itens/prizes você vai receber no final da batalha. Você pode ganhar de 1 a 10 itens, dependendo do level da Bonus Gauge (0~9). Para enchê-la, faça combos grandes ou combo de Geo Panels.

– Lift

Um fator interessante do sistema de batalha em Disgaea é o comando Lift. Com ele, você pode erguer um aliado para arremessá-lo para perto (ou longe) do inimigo, erguer um inimigo para jogá-lo para onde bem entender, ou mover Geo Panels para seu benefício.

Note que se você não arremessar e passar o turno, quando o inimigo passar o turno de novo o personagem que está segurando o outro irá levar dano igual ao HP de quem ele está segurando. Isso impede que você anule um inimigo forte simplesmente mantendo-o “preso”.

– Geo Panels

E por fim, temos os Geo Panels. Os quadrados coloridos no chão indicam uma os Geo Panels, e se houver um Geo Symbol em um Geo Panel, todos os Geo Panel da mesma cor recebem o efeito do Geo Symbol. Podem ser efeitos bons (Atk +50, Invincibility, Attack +1…), mas também podem ser efeitos bem cruéis (Enemy Boost x3, Warp, Ally Damage 20%…).

Manipular os Geo Panels é excelente para facilitar as batalhas, pois você pode arremessar um Geo Symbol para fora da cor, destruir o Geo Symbol, ou ficar sempre nos Geo Panels com efeitos positivos.

Destruindo um Geo Symbol em um Geo Panel você irá fazer com que todos esses quadrados tornem-se da mesma cor do Geo Symbol destruído, causando dano em quem estiver neles. E se ele destruir outro Geo Symbol (um Geo Symbol sempre zera o HP de outro), irá criar um combo, aumentando o dano recebido por Geo Panel e a Bonus Gauge significativamente.

Limpar todos os Geo Panels do mapa irá causar dano em todos os inimigos do mapa baseado no dano do último combo, então combos gigantes com clear significa muito dano para todos no mapa. Os Geo Panels são capazes de dificultar sua vida, mas até que depois de destruídos eles podem ser úteis não?

O jeito mais fácil de cuidar dos Geo Symbols para formar combo é jogá-los todos na mesma cor, de forma que o mais longe do primeiro Geo Symbol seja o transparente. assim, o primeiro Geo Symbol irá destruir todos os outros, deixando o transparente por último, criando o maior combo possível. Claro que você pode manipular outras formas para fazer os combos, esta é só a mais simples delas.

Note que, se tiver menos Geo Symbols do que cores de Geo Panel, você não conseguirá o clear… mas os Scouts são capazes de alterar o Geo Panel aleatóriamente se você cair em mapa com um ruim.

===[Dark Assembly]===

Para várias ações suas, você irá precisar do conselho (Dark Assembly). Nele, você irá usar Mana, conseguida matando os inimigos, para apresentar propostas para o conselho e ver se eles aprovam. Quais propostas você pode apresentar depende do seu rank dentro do conselho, e você pode aumentar o rank vencendo as batalhas propostas por eles (mas o char deve enfrentá-las sozinho).

Essas propostas incluem aumentar/diminuir o level dos inimigos, aumentar o level dos shops, triple exp, abrir dungeons extras… mas é claro que o conselho não gosta muito de prestar favores.

Por isso você deve convencê-los da sua causa, de duas maneiras: 1- suborno. Leve alguns itens para eles, e literalmente compre os senadores. Ou, 2- mate os senadores e faça sua causa ser aprovada na base da ignorância!

A (1) fará com que eles gostem mais de você, e fique mais fácil aprovar as futuras propostas suas. A (2) os deixarão com mais raiva ainda de você, e será mais difícil aprovar as futuras propostas.

Curiosamente, a (2) é mais fácil no post-game, mas antes disso o suborno não é má idéia, pois existem senadores level ~800…

Note que para você apresentar uma proposta, você precisa de uma influência pelo menos igual ao valor em mana da proposta. O problema é, quanto maior a influência (gerada aleatoriamente quando você escolhe o char que vai representá-lo), mais forte serão os senadores. Então não pense que você vai poder abrir a Cave of Ordeal (3.000 mana) sem fazer força…

Só tome cuidado, pois às vezes os npcs do castelo também estarão no conselho, e se você matá-los, eles não voltam para seus lugares no castelo. Não queiram imaginar meu desespero quando matei os dois responsáveis pelo shop e não podia comprar Bandit’s Hands… mas felizmente isso é fácil resolver: Save, Load, e lá estão eles de volta!

E é no Dark Assembly que você recruta novos integrantes para seu time também. Você tem várias classes à sua disposição, como Fighter, Mage, Rogue, Knight… mas também pode criar os demônios que você derrota. Quanto mais demônios daquele tipo você derrotar, mais “barato” ele fica.

===[Item World]===

E por fim temos o Item World. Você entra em um mundo dentro do item para deixar esse item mais poderoso, e recrutar seus residentes (que aumentam os atributos do item), que podem ser trocados de um item para outro. Isso é útil para conseguir mais residentes para seu item preferido, como uma armadura com residentes para resistência a todos os elementos por exemplo.

O Item World tem um sistema simples: você deve passar os mapas matando todos os inimigos, ou encontrando a saída para o próximo andar. Para sair do Item World, você precisa de um item “Gency’s Exit”, ou a cada 10 andares ele irá te dar a opção de voltar.

Mas a cada 10 andares, você enfrenta um boss (General), a cada 30 surge outro (God), e chegando no 100, surge o último deles (God II). Derrotar esses bosses ao invés de fugir para a saída irá render bônus para seu item, então é importante sempre derrotá-los!

O número de andares de um item depende da sua raridade: os comuns tem 30 andares, os raros tem 60, e somente os legend tem 100 andares. Note também que quanto mais forte o item, mais forte os inimigos dentro dele, e quanto mais você descer, mais forte eles ficarão também. Então não se espante se você entrar em um item dizendo “Level 255+” e de repente estar de cara com inimigos level 1.000!

===[Multiplayer]===

O multiplayer permite vender e comprar itens de outro player, ou disputar batalhas com ele. O valor dos itens nas transações wi-fi é estabelecido pelo jogo, então desculpe, você não pode pegar a Yoshitsuna level 100 do seu amigo para você tão fácil assim… A vantagem de poder comprar com outros players é, principalmente, para completar seu Item Collection.

E temos o modo Battle. Em uma tentativa de permitir batalhas mais equilibradas, você pode colocar várias regras (elas vão abrindo conforme você luta no multiplayer e ganha pontos), como limite de level, modos de jogo, itens espalhados pelo cenário… infelizmente os mapas são pré-determinados (escolhidos de uma lista) e não random como no Item World.

===[Conclusão]===


Se você gosta de tactics, experimente Disgaea. É como jogar um Tactics casualmente, onde e quando quiser! Ele irá fazê-lo rir com as situações ridículas dos personagens, e irá desafiá-lo no post-game, com os boss opcionais overpowered. Como o fator replay é alto, com vários finais, dungeons extras e um modo de jogo extra (Etna Mode), você irá passar horas e horas “vidrado” no jogo, e às vezes sem nem entender direito porque!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: