Publicado por: Nikki | outubro 18, 2009

Anji Básico

Retirado da enterbrain mook ARCADIA EXTRA Vol.41 [GGXXAC Break Encyclopedia]

===[Movelist]===

[Special Moves]

Shitsu: 236+P
Fuujin: 236+S/HS
->Shin-Ichishiki: após Fuujin, P
->Step: após Fuujin, K
-> Nagiha: após Fuujin, S
-> Rin: após Fuujin, HS
Kou: durante um Guard Point, P
Sou: durante um Guard Point, K
On: 623+HS
Kai: 214+P/K
Shin-Nishiki: j.214+P

[Force Breaks]

FB Shitsu: 236+D
FB Rin: após Fuujin, D
FB Kou: durante um Guard Point, D

[Overdrives]

Isseiougi-Sai: 632146+HS
Tenshinkyaku: [2]8+K
Kachoufuugetsu: durante um Guard Point, 63214+S

[Instant Kill]

Zetsu: 236236+HS em IK Mode

===[Por onde começar]===

[Usando o golpe certo em cada situação]

O 6S, com seu Guard Point, e o 6P, com invencibilidade da cintura para cima, são bons pokes. Além disso, temos o 5P como anti-aéreo. Para avançar, cancele o 6P/6S em Shitsu ou HS Fuujin.

O Shitsu, quando defendido, dá um salto, impedindo o oponente de pular e permitindo que você avance pelo ar com mais segurança. O HS Fuujin possui invencibilidade, passando por dentro do poke adversário. Cuidado para não abusar do Shitsu, pois o oponente pode prever e tentar revidar.

De longe, use o j.K ou hj.K para avançar pelo alto. Acertando o oponente no ar, é só continuar com um air combo. Outra opção é o {S Fuujin -> Shin:Ichishiki}.

Durante a queda de qualquer uma das opções, dê um back air dash, analise a situação e avance novamente com IAD ou simplesmente pulando.

O high jump do Anji também funciona muito bem para avançar: se o oponente pular atrás, corte-o com j.HS. Se ele ficar no chão, use o j.D para interromper seu high jump e caia com j.S em cima dele.

Hint: O alcance do 6S é grande. A partir dele, cancele com Shitsu ou HS Fuujin para pressionar.

Hint: Aproveite a oportunidade após o Shitsu ser defendido, e aplique mix-ups e Throws.

[Passando da defesa para o ataque com o Guard Point]

O 6K possui Guard Point alto/médio e o 3K possui Guard Point baixo, ambos ativos desde o primeiro frame. Sabendo disso, é possível cortar a ofensiva do oponente. Se o oponente estiver no ar, siga com Kou. Se o oponente estiver no chão, use Sou.

Para o Kou, é recomendado usar o 6K para o Guard Point. Para o Sou, ele é mais fácil de acertar durante a pressão do oponente: use um Instant Block ou Slash Back no meio da pressão e, nessa brecha, use o 6K ou 3K para ativar o Guard Point no próximo hit da pressão.

Além disso, o Guard Point do 6K e 3K podem ser usados de wake-up, como reversal!

===[Okizeme]===

[Setup com Shitsu]

O okizeme com Shitsu é melhor a partir de um Throw ou On. Passe para as costas do oponente assim que soltar um Shitsu, e siga imediatamente com {dash 5S}. Depois, faça o mix-up com 3P (alto) e 2S (baixo). Ou senão dar um Throw, repetindo o setup. Se o oponente tentar fugir do setup usando backdash, prolongue o dash e faça {5K, 5S} para pegá-lo no final do backdash.

Depois de knockdowns com Fuujin -> Step, não é possível fazer o okizeme nas costas com Shitsu, por isso use o 6S. A partir dele solte um IAD, caia com alguma voadora e alterne entre um golpe baixo ou um throw quando tocar o chão.

[Setup com FB Shitsu]

O FB Shitsu deve ser defendido em pé quando ele cai, mas seu alcance é menor. Depois do On, faça 2366+D para dar um dash e soltar o FB Shitsu. A partir daí, faça {dash 5S} e, quando o FB Shitsu estiver caindo, faça {2S} (acerta baixo) para o unblockable, e siga com {5HS, S Fuujin -> Nagiha} para um dano garantido. Se tiver tension sobrando, troque o {S Fuujin} por {HS Fuujin -> FB Rin} e siga para knockdown com On para repetir o processo!

[Quando não puder usar Shitsu, use o setup com K Kai]

Golpes como 6P e 2S dão muito espaço para o oponente fugir do Shitsu. Se tentar usar o Shitsu nessa situação, o oponente pode revidar, por isso use o K Kai (cross-up ou não) para continuar pressionando. Acertando o Kai, continue com {dash 5K, 5S, On} e siga para os setups de Shitsu. Caso o Kai seja defendido, siga com 5K para continuar pressionando.

Ele também possui FRC (mais útil como okizeme), permitindo um mix-up entre j.S, {land 2K} e {land Throw}!

===[Mais técnicas]===

[Utilizando o FB Kou]

O FB Kou tem invencibilidade total mais longa que o Kou, e ela está ativa desde o início, sendo fácil cortar o oponente com ele. De perto, o Kou e o Sou bastam para cortar a pressão mas, à distância, é melhor usar o FB Kou pois ele alcança até meia tela e dá knockdown.

[Utilizando o On FRC]

Você pode usar o FRC do On para defender o Burst do oponente. Depois de defender, siga com 5P ou 5S seguido de um outro On. Como o FRC é antes de pegar o oponente, você deve prevê-lo para o Burst bait funcionar.

Quando o oponente tentar fugir do Shitsu pulando ou efender o Shitsu no ar, use o On. Como o On não tem defesa, corra para baixo do oponente e solte o On, assim ele não tem como fugir.

[3S “whiff cancel”]

O 3S possui “whiff cancel” com o 5S e 5HS (eles cancelam o movimento do 3S antes do golpe sair). Com ele é possível extender combos fazendo {5S, 3S (whiff), 5S}, aumentando o dano, ou usar para pressionar também com {5S, 3S (whiff)}. É uma técnica difícil de ser executada, mas compensa.

Caso você erre o cancel e o 3S saia, cancele-o com Shitsu ou Fuujin. Se errar no segundo 3S (na sequência {5S, 3S, 5S, 3S…}), siga com 5HS.

[Mais informações]

Caso tenha alguma pergunta a respeito do Anji ou deseja saber mais sobre ele, acesse GGBR: Seção Anji e tire suas dúvidas com outros players!

Nossos amigos Setsuna e Landstalker também publicaram um guia lá que vale a pena ser conferido!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: