Publicado por: Nikki | outubro 22, 2009

I-No Básico

Retirado da enterbrain mook ARCADIA EXTRA Vol.41 [GGXXAC Break Encyclopedia]

===[Movelist]===

[Special Moves]

Taibokuwo saserute: 41236+S/HS
Kouutsuonkai: 214+P/HS (pode ser feito no ar)
Sultry Performance: j.236+P/K/S/HS (pode ser segurado)
Chemical Love (Horizontal): 632146+K (pode ser feito no ar)
Chemical Love (Vertical): 632146+S (pode ser feito no ar)

[Force Breaks]

FB Sultry Performance: j.236+D (pode ser segurado)
-> Cancel: Enquanto segura o FB, P/K/S/HS

[Overdrives]

Ultimate Fortissimo: j.2363214+S
Longing desperate: 632146+HS

[Instant Kill]

Last Will and Testament: 236236+HS em IK Mode

===[Por onde começar]===

“Aproximando-se rápido para aplicar os setups”

[Tudo para conseguir um okizeme]

Os pontos fortes da I-No são os okizemes e o potencial dela à curta distância, então o jogo dela gira em torno de “como se aproximar” e “como derrubar o oponente”.

Pokes como o 2S (alcance bom), 5K e 6P (invencibilidade da metade para cima) podem ser cancelados em 214+P/HS para avançar.

O 214+P/HS dá mais hits quanto mais ele andar e pode ser controlado com cima/baixo. A versão com P começa devagar e vai acelerando, enquanto a versão com HS é o contrário. Analise a situação para saber qual usar, de forma que o oponente sempre seja obrigado a defender.

À curta distância a vantagem do 214+P/HS é menor, então é preciso usar o FRC para poder correr atrás e pressionar.

O Chemical Love (H) causa knockdown e pode ser usado como poke à distância, ou punir um erro do oponente de longe. Mas ele deve ser usado com cuidado, pois alguns personagens podem correr por baixo do Chemical Love, ou usar um golpe rasteiro (ex: Grand Viper do Sol) para esquivar e atacar.

Para evitar isso, você pode alternar com o j.236+K/S que é seguro mesmo se defendido, mas tente mirar sempre nos pés do oponente para melhor aproveitamento.

Contra pokes ou projéteis médios e altos, use o 41236+S/HS para passar por baixo e pegá-lo em CH. Mesmo que o oponente se recupere e defenda a tempo, a vantagem ainda é da I-No.

De perto, use o dash j.K/j.S ou {land, 2K} que é o mix-up básico da I-No. Você ainda pode incrementar com o j.D depois do j.K/j.S, ao invés de voltar ao chão, que mantém ela mais tempo no ar e confunde a defesa do oponente.

Se o oponente defender o mix-up, alterne entre dar um dash novamente ou pressionar com 6P/2HS para não ficar previsível.

Hint: A partir do c.S há várias opções para seguir. Ao invés de cancelá-lo em algum outro golpe, você pode esperar o c.S acabar e dar um dash para mix-up, surpreendendo o oponente. Isso não deve ser abusado pois é fácil punir se for previsível.

===[Okizeme]===

“Não deixe o oponente se levantar!”

[Aproveitando o dash]

Depois de derrubar o oponente, dê um dash com ele se levantando e solte o mix-up básico entre j.K/j.S e {land, 2K}.

Mas dessa vez, solte o j.K/j.S o mais próximo do chão possível, para que você tenha tempo de defender caso o oponente tente um reversal.

Se o oponente não possuir um reversal bom, você pode dar um dash mais longo e fazer {j.S, j.K}, {j.K, j.S}, {j.K, j.D} ou voltar ao chão durante qualquer uma dessas opções para aplicar um 2K.

Se o oponente defender o 2K, repita o dash e mix-up.

Depois de knockdown com j.236+K ou Throw, é bom soltar um 214+P/HS para ajudar no okizeme. Mas você deve fazer o 214+P/HS em TK (2147+P/HS), pois a ativação dele é mais rápido no ar do que no chão.

Se você estiver perto, é melhor usar a versão com P. À distância, a versão com HS é melhor. Use o FRC para avançar imediatamente, dando mais liberdade para seus mix-ups.

Hint: Ao invés de fazer {land, 2K}, você pode alternar entre {land, j.P (TK)} e {land, Throw} para confundir mais ainda o oponente!

Hint: Depois de um 214+P/HS multi-hit, dê um dash para cima do oponente mas não ataque, voltando ao chão e soltando outro dash, dessa vez atacando. Isso é seguro com o projétil pois ele segura o oponente tempo suficiente para 2 dashes!

[Usando o Air Dash]

Infelizmente o okizeme padrão da I-No é fácil fugir com um backdash na hora certa. Para evitar isso, você pode usar o air dash a partir do dash!

Faça {dash, air dash j.K/j.S} para “empurrar” o oponente, pegando-o mesmo no backdash. Se você acertar o oponente no final do backdash com ele ainda no ar, é possível continuar em combo.

Se o oponente defender, siga normalmente com os mix-ups citados acima, podendo usar até mesmo um Throw.

Para soltar o air dash durante o dash, é recomendado fazer 956 ou 356 no direcional.

===[Outras técnicas]===

[Usando o Chemical Love (H)]

O Chemical Love (H) no chão quando feito com Jump Install, permite que você dê um air dash depois do FRC. Para isso, faça o JI durante os chains da I-No, ou use o dash dela para um auto-JI.

Exemplo 1: c.S, JI, Chemical Love (H), FRC, air dash
Exemplo 2: dash j.K, land (auto-JI), 2S, 2D, Chemical Love (H), FRC, air dash

Algumas opções o {Chemical Love (H), FRC, dash}:
– com JI: 5K, 5HS ou c.S
– com auto-JI: dash, {land, 2K, 2S, 2D} ou dash, {land 2K, 6P, 5HS}

Essa técnica é fundamental para a I-No, pois ela faz toda a diferença nos combos e nas pressões, então dedique-se bastante a ela!

[Mix-up a partir do c.S]

A partir do c.S, alterne entre 9236+S e 2S para realizar um mix-up. Lembre-se sempre de fazer o JI no c.S, pois se você acertar o golpe, vai querer continuar com {Chemical Love (H), FRC, dash, combo}.

Hint: Isso pode ser usado durante uma pressão simples como {dash j.K, land, 2K, c.S, JI, mix-up}!

[Várias possibilidades com 41236+HS]

A partir do 5HS ou 2HS, você pode usar o 41236+HS FRC para avançar na defesa do oponente e aplicar um mix-up (ex: {dash j.K} ou 2K).

Outras opções após o FRC são 5K ou 6P, para pegar um oponente que tentar reagir ao FRC.

Para acertar o 5HS ou 2HS, você pode fazer uma chain simples como {2P, 5HS} ou {2P/2K, 2HS} e seguir pro 41236+HS.

Se o 5HS ou 2HS acertar em CH, é possível continuar com combo depois do 41236+HS FRC usando 2K ou 6P!

[Mais informações]

Caso tenha alguma pergunta a respeito da I-No ou deseja saber mais sobre ela, acesse GGBR: Seção I-No e tire suas dúvidas com outros players!

Nosso amigo Thanatos também publicou um guia lá que vale a pena ser conferido!

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Responses

  1. nuss ta muito bom =D


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