Publicado por: Nikki | outubro 27, 2009

ABA Básico

Retirado da enterbrain mook ARCADIA EXTRA Vol.41 [GGXXAC Break Encyclopedia]

===[Movelist]===

[Special Moves]

– Normal Mode

Masshou: 236+S
-> Fukumetsu: durante Masshou, 46+S
-> Dangoku: durante Fukumetsu, 63214+S
Ketsugou/Key Grab: 63214+HS (pode ser feito no ar)
Ken’in: 236+P
Shoukyaku: 236+K
Kihi: 236+HS
Shousei/Blood Pack: 63214+P

– (Goku) Moroha Mode

Masshou: 236+S
-> Fukumetsu: durante Masshou, 46+S
-> Dangoku: durante Fukumetsu, 63214+S
Ketsugou/Key Grab: 63214+HS (pode ser feito no ar)
Bunri/Blood Pack: 63214+P
Houshoku: 421+HS
Danzai: 623+HS
Kashitsu: 41236+K
Konzetsu: j.41236+S

[Force Breaks]

– Normal Mode

FB Ken’in: 236+D

– (Goku) Moroha Mode

FB Kihi: 236+D
FB Danzai: 623+D

[Overdrives]

– Normal Mode

Shouko: Intoku: 632146+HS
-> 2nd hit: após Shouko: Intoku, 236+HS
-> 3rd hit: após 2nd hit, 236+HS
Shouko: Inmetsu (Ouro): j.632146+P
-> Shouko: Inmetsu (Fukuro): após Shouko: Inmetsu, 214+K

– (Goku) Moroha Mode

Shouko: Inmetsu (Ouro): j.632146+P
-> Shouko: Inmetsu (Fukuro): após Shouko: Inmetsu, 214+K
Henshitsu: 6321463214+S

[Instant Kill]

Muchi no Yami: 236236+HS em IK Mode

===[Normal Mode]===

“Como lutar em Normal Mode?”

[236+HS, Throw e anti-aéreo]

O Normal Mode é bem limitado, então sua prioridade deve ser entrar no Moroha Mode. Para isso, você pode usar o 236+HS e o 5HS para segurar o oponente na defesa e usar o 63214+P, consumindo um Blood Pack.

No Normal Mode, use o 236+HS para zoning, e o 2S ou j.P como anti-aéreos. A partir do 2S ou j.P, siga com {2S, JC, j.S, j.P, j.S, JC, dj.S, dj.63214+HS} para entrar em Moroha Mode.

Usando o 236+D, é possível passar pelos golpes do oponente e dar um Throw. Perto do canto é possível emendar o 63214+HS logo após o Throw.

Longe do canto, use:
{dash, 63214+HS} – vs. MA/MI/FA/AN/JO/VE/DI/SL/IN/BR/ZA
{236+P, FRC, 63214+HS} – vs. SO/KY/PO/CH/RO/AB/OR

Esses setups com Throw fora do canto não funcionam vs. Axl.

Contra o mix-up e okizeme do oponente, use o 236+D ou back dash para escapar, ou o 5P que possui uma curta invencibilidade da metade para cima.

Hint: Depois de acertar um DAA, siga com 63214+HS! Isso não vale para PO/JO/OR/RO a menos que o DAA acerte em CH.

[Okizeme no canto]

Após terminar um air combo com 63214+HS no canto em Moroha Mode, aplique um okizeme em Normal Mode com 236+HS e faça mix-up com f.S/5D ou Throw/236+K. Você ainda pode usar um j.HS para pressionar, mas essa opção é mais vulnerável a reversals.

===[Moroha Mode]===

“Lutando em Moroha Mode!”

[Pressionando o oponente]

No Moroha Mode seu dano é alto e seu alcance é grande, então você pode descontar o sofrimento do Normal Mode no oponente!

No chão, abuse de f.S e 5HS como pokes, e emende um 236+S de vez em quando. Estando mais perto avance com {dash Throw}/{dash 623+HS}, ou pelo ar com j.HS ou {IAD j.S, j.HS}.

De perto, faça {c.S, 2HS} para pressionar o oponente. Se ele defender, você sai na vantagem (+2 Frame Advantage) e pode continuar pressionando. Se acertar, siga com um combo para um dano elevado!

Depois que o oponente defender o 2HS, alterne entre {dash Throw}, {delay 236+S (CH bait)}, {JC, j.S…} ou {IAD j.S, j.HS}.

Para evitar reversals do oponente, use o 623+D. Ele é invencível a Throw, pega no backdash, impede o oponente de pular e tem super armor (exceto contra overdrives)!

Como anti-aéreo, use o j.P, 2S ou 623+D. Contra okizemes, use o backdash ou… 623+D.

[Okizeme com j.S]

Depois de derrubar o oponente use {dash j.S} e siga com j.HS/2K para um mix-up simples.

Mas se o oponente defender o j.S com FD, o 2K não acerta, então use uma variação: solte o j.S subindo, siga com j.K e alterne entre {land 2K} e {JC dj.S} para o mix-up. Após o dj.S ainda é possível alternar entre dj.HS/2K!

===[Mais Técnicas]===

[Burst Bait]

ABA possui várias maneiras de fazer um Burst Bait com seu alcance longo e o 623+HS. Você pode fazer {5K (xN), c.S} cancelando em JC ou 623+HS quando ver o Burst.

Ou fazer {2HS, 623+HS}, onde o 623+HS segura o Burst, mas também continua em combo caso o oponente não solte o Burst.

Ou ainda, faça {c.S, 2S} com o oponente no ar que o Burst erra contra o 2S se ele estiver um pouco alto!

[2HS FRC]

O DAA é um problema para ABA porque ela sofre knockdown, então se sua barra do Moroha estiver acabando, use o 2HS FRC com mais frequência na pressão, prevenindo o DAA.

Se estiver sem tension, você pode arriscar um 623+HS contra o DAA também!

[41236+K]

O 41236+K acerta alto e dá stagger se defendido em pé, mas o oponente consegue se recuperar a tempo se for rápido.

Mas, com um RC, é possível continuar o combo com {f.S, 2HS…} sendo dano garantido!

Use esse golpe quando o oponente estiver muito na defensiva e alterne-o na pressão com o 623+HS, para impedí-lo de desviar com backdash ou pulo.

Esse golpe também permite criar o unblockable da ABA, mas vai exigir 75% tension. No okizeme, use o 236+D para segurar o oponente na defesa e use o 41236+K para causar stagger no oponente e continuar em combo!

[Mais informações]

Caso tenha alguma pergunta a respeito da ABA ou deseja saber mais sobre ela, acesse GGBR: Seção ABA e tire suas dúvidas com outros players!

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