Publicado por: Nikki | outubro 30, 2009

Potemkin básico

Retirado da enterbrain mook ARCADIA EXTRA Vol.41 [GGXXAC Break Encyclopedia]

===[Movelist]===

[Special Moves]

Megafist – front: 236+P
Megafist – back: 214+P
Slide Head: 236+S
F.D.B.: 63214+S
Hammerfall: [4]6+HS
-> Brake: durante o Hammerfall, P
Potemkin Buster: 632146+P
Heat Knuckle: 623+HS
-> Heat Extend: 63214+HS

[Force Breaks]

Judge Gauntlet: 63214+D
Aerial Potemkin Buster: j.632146+D

[Overdrives]

Giganter: 632146+HS
-> Giganter Build: após o Giganter, 4123641236+P
Heavenly Potemkin Buster: 236236+S

[Instant Kill]

Magnum Opera: 236236+HS em IK Mode

===[Por onde começar]===

“Controlando a distância e usando o Slide Head!”

[Slide Head]

A movimentação e os golpes do Potemkin são lentos, então você deve aproveitar seu alcance longo e não desperdiçar oportunidades.

Use o 5HS à distância seguido de Slide Head, que permite seguir com combo se acertar, ou siga com 2D que pega em combo com o 5HS.

Outra opção para evitar que o oponente contra-ataque o Slide Head é o Hammerfall, que pega no pulo ou no backdash e você pode usar o Brake se ele ficar na defensiva.

O Hammerfall também é útil para avançar, já que ele tem super armor e a possibilidade de usar o Brake e o FRC para não se expor. Como Potemkin não tem dash, o Hammerfall e o high jump são as maneiras mais rápidas de se aproximar.

Como anti-aéreo utilize o 6P, que possui boa invencibilidade da metade para cima e segue para knockdown com Heat Knuckle.

À média distância use o f.S, que impede tentativas de pulo, e o 2D, que derruba o oponente. Sempre procure um jeito de dar knockdown quando acertar o oponente porque Potemkin deve manter o controle da luta a todo custo.

Use o Hammerfall para avançar em cima de golpes 1-hit como o Hyapposhinshou da Jam ou o Iruka-san da May. Se o oponente se recuperar a tempo de defender, use o FRC e pressione com j.S/j.HS.

Outra alternativa para cortar o oponente é usar o FB Judge Gauntlet, mas você deve ter certeza que vai acertar porque ele abre muito a guarda.

Hint: abuse da invencibilidade do backdash para desviar de golpe como um IAD ou um okizeme e contra-ataque com Potemkin Buster!

[Curta distância: 2S]

O 2S puxa o oponente para perto, sendo um dos principais Normal Moves do Potemkin. Sempre que se aproximar do oponente, use-o direto ou a partir de um poke como 5P/5K e faça o mind game.

Se o oponente ficar na defensiva, siga com Potemkin Buster. Se ele tentar fugir do Potemkin Buster com backdash ou jump, use o 2D.

Ou, melhor ainda, faça um Hammerfall->Brake após o 2S e alterne entre 5P e Potemkin Buster. O 5P pega o oponente se ele tentar fugir do Potemkin Buster e continua com {c.S/f.S, Heat Knuckle} para knockdown.

Se o 5P for defendido, siga com 5K ou Potemkin Buster (você também pode pular direto para o 5K/Potemkin Buster, sem usar o 5P) para outro mix-up. Se o 5K for defendido, use outro 2S e recomece.

===[Okizeme]===

[Okizeme pelo ar]

Depois de knockdown com 2D ou (Heavenly) Potemkin Buster, dê um high jump e caia com j.S, alternando entre acertar o j.S ou soltá-lo um pouco mais cedo para o j.S passar reto e você seguir com Potemkin Buster.

Ou faça um j.K no oponente se levantando e alterne entre {land, Potemkin Buster}, {land 5K}, {JC dj.S} e {JC dj.S (whiff), land Potemkin Buster}. Esse mix-up é mais arriscado, mas é bem mais difícil de escapar.

[6K invencível a Throw]

O 6K é invencível a Throw até sua ativação e você pode usá-lo após um knockdown com Air Throw ou Heat Knuckle. Siga com {2HS, Hammerfall -> Brake} e, se o oponente defender, você pode aplicar um mix-up. Se o oponente levar, você pode continuar com {j.P, j.K, JC, Aerial Potemkin Buster}.

Na falta de tension, espere o hit confirm no 2HS e alterne entre Hammerfall (oponente defendeu) e Heat Knuckle (oponente levou).

Como a animação inicial do 6K e Slide Head são iguais, você pode aproveitar disso para confundir o oponente. Alterne entre 6K e Slide Head, de forma que o Slide Head pegue só o impacto, não a queda do Potemkin.

O 6K ainda é overhead, então você pode alterna-lo com 5K para o mix-up também. Aproveite todas as variações do 6K para confundir o adversário!

[Slide Head whiff]

Para conseguir o timing do Slide Head whiff mais facilmente, use um golpe enquanto o oponente está caído para calcular o timing.

Depois de um Potemkin Buster, sem acertar o oponente caído solte:
AX/JA/AN/JO: 2S
CH: f.S
ZA: 2K
AB: jump
Outros: 2D

E faça o Slide Head em seguida, saindo o whiff, onde só o impacto acerta e o Potemkin não! Dessa forma o Slide Head, mesmo à curta distância, não poderá ser defendido!

===[Mais técnicas]===

[Slide Head unblockable]

Se você conseguir travar o oponente na defesa por tempo suficiente, ele não tem como fugir do Slide Head a não ser que use um DAA no momento certo.

Sabendo disso, use o 6HS para o block stun. Se ele for defendido normalmente, o oponente consegue fugir do Slide Head a tempo mas, se o oponente defender com FD, o Slide Head é inescapável (exceto DAA).

Use o 6HS no okizeme para prevenir reversal backdashes também.

Depois de um 2D ou Heat Knuckle, faça o unblockable com Giganter. Solte o Giganter no oponente caído e solte o Slide Head enquanto ele se defende, fazendo o unblockable.

O Giganter vai acertar mesmo que o oponente tente um reversal backdash ou defenda sem FD, e ele recupera a tempo de se defender de um possível reversal.

Após o Slide Head, siga com {Hammerfall -> Brake, 5K, 2S, Heat Knuckle} para encher ~35% tension e tentar repetir o processo!

[F.D.B.]

O F.D.B. reflete vários projéteis, criando uma barreira que protege o Potemkin enquanto você avança com Hammerfall. Veja a lista de golpes que o F.D.B. consegue refletir abaixo:

Sol: Gunflame, FB Tyrant Rave, Tyrant Rave ver.B
Ky: (Charged) Stun Edge, j.D, Lightning Sphere, Stun Raise, Sacred Edge
May: FB Iruka-san, 41236+P/K/S/HS, 63214+S->P, Great Yamada Attack
Millia: Tandem Top, Secret Garden, Silent Force, Pretty Maze, Emerald Rain
Eddie: Invite Hell, Drill Special, Amorphous
Potemkin: Giganter
Chipp: Gamma Blade
Faust: j.236+P, todos os itens exceto Food e Poison
Baiken: Tatami Gaeshi
Jam: Renhoukyaku
Johnny: Mist Finer, Coin, Divine Blade
Axl: Rensengeki, Kyokusageki, Kokuugeki, Byakuerenshou
Anji: Shitsu, 2ª hit da FB Shitsu, Shin-Ichishiki, Isseiougi-sai
Venom: Ball (incluindo charged), Stinger Aim, Carcass Raid, Dark Angel, Red Hail
Testament: EXE Beast, Phantom Soul, Feather (Crow), Low (Crow), Nightmare Circular
Dizzy: Laser (Fish), Spear, Scythe, Bubble, Imperial Ray
Slayer: nenhum
I-No: 214+P/HS, Chemical Love, Ultimate Fortissimo, Longing Desperation
Zappa: 236+botão (Ghost), Golf Ball/Banana/Vase (Ghost), Darkness Anthem -> follow-up
Bridget: Jack the Roger (não vale para a versão FB), Yoyo Return, Roger Hug, Roget Get, Maintenance-chuu no Higeki, Oreto Killing Machine
Robo-Ky: Bazooka, Air Missile, 6P, 2HS, 6HS, Overclock (explosão)
ABA: 236+HS (Normal), 236+D (Moroha), Orb
Order-Sol: Blockhead Buster, Gunblaze, Charge Burst

[Mais informações]

Caso tenha alguma pergunta a respeito Potemkin ou deseja saber mais sobre ele, acesse GGBR: Seção Potemkin e tire suas dúvidas com outros players!

Nosso amigo Hellscream também tem um guia lá no fórum que vale a pena conferir!

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