Publicado por: Nikki | novembro 18, 2009

Johnny Básico

Retirado da enterbrain mook ARCADIA EXTRA Vol.41 [GGXXAC Break Encyclopedia]

===[Movelist]===

[Special Moves]

Mist Finer: 236+P/K/S (pode ser segurado: “Mist Stance”)
-> Dash forward: no Mist Stance, 66
-> Dash backward: no Mist Stance, 44
-> Cancel: no Mist Stance, HS
Glitter Is Gold (Coin): 236+HS
Bacchus Sigh (Mist): 214+P
Divine Transport: 623+S
-> Divine Blade: durante o Divine Transport, S
Aerial Divine Blade: j.236+S
Ensenga: j.41236+HS
Killer Transport: 421+S
-> Killer Joker: durante o Killer Transport, S
Aerial Killer Joker: j.421+S

[Force Breaks]

Jackhound: 214+D (pode ser feito durante o Mist Stance e o Mist Stance Dash)
-> Return Jack: após o Jackhound, 236+D

[Overdrives]

Sore ga Ore no Na da (That’s My Name): 632146+HS

[Instant Kill]

Joker Trick: 236236+HS em IK Mode

===[Por onde começar]===

[Contra-atacando]

A movimentação do Johnny é complicada, então domine seus pokes primeiro. Aprendendo a lidar com seu alcance você consegue contra-atacar o oponente e ditar o ritmo da partida.

Com o Mist Finer level 1, use a Coin no poke do oponente ou no IAD para acertá-lo.
Com o Mist Finer level 2, comece a se aproximar do oponente. Use bastante o 5HS para segurar o oponente, o f.S e 6HS de longe e o 5K/2S de perto. Acertando qualquer um desses golpes, siga com o Mist Finer level 2 (Mid no canto, Low fora do canto) para um dano alto. É preferível usar um 5HS depois do 5K ou 2S para aumentar o dano e facilitar a posição!

Uma técnica crucial para o Johnny é o Mist Cancel. Ela consiste em cancelar um golpe segurando o Mist Finer (Mist Stance) e cancelar o Mist Stance com Cancel (HS). Isso faz com que Johnny se recupere mais rápido do seu golpe, excelente para pressionar ou evitar contra-ataques.

Quanto maior o nível do Mist Finer, mais rápido o Johnny entra no Mist Stance, então mais rápido ele se recupera (confira mais sobre isso em “Mais Técnicas” adiante).

Use o Mist Cancel em golpes fortes como 5HS e 6HS e siga com 6K se o oponente tentar pular para fugir!

[Killer Joker]

O Killer Joker possui um FRC muito útil, tanto em combo como em pressões. A partir de uma pressão no chão, termine com um golpe level 4~5 (ex: f.S, 2D, 5HS, 6HS, 3HS) e siga com {Killer Joker Transport -> Killer Joker, FRC}. O golpe level 4~5 é importante para segurar o oponente no block stun e impedí-lo de fugir pulando.

Após o FRC siga com j.K e alterne entre j.P e {land 2K} para um mix-up simples. Se você usar um JI no meio da sua pressão você terá mais liberdade no mix-up, podendo usar um air dash após o Killer Joker ou JC após o j.K.

O Killer Joker no ar é útil para aumentar seu tempo no ar, confundindo o oponente ou desviando de anti-aéreos.

Você pode fazer {IAD j.K, j.S, Killer Joker, FRC, air dash…} para pressionar ou usaro Killer Joker na altura da cabeça do oponente. Se ele defender, siga com FRC e pressione. Se ele usar um anti-aéreo, você pode cortá-lo e seguir com FRC e combo, ou defender depois do FRC.

===[Okizeme]===

[Dois okizemes essenciais]

O okizeme do Johnny é forte, mas difícil de ser aplicado. O ideal é que seja no canto, mas poucos combos conseguem dar knockdown, então fique de olho para não desperdiçar oportunidades.

O primeiro okizeme é a partir do 5K. Solte o 5K de forma que acerte no final do movimento (últimos frames ativos) e alterne entre TK Ensenga e 2S.

Cancele o Ensenga em RC e siga com {air dash j.K, j.D, land, j.K, j.S, JC, dj.S, dj.HS, dj.D, Ensenga} para um dano alto. A partir do 2S, faça {5HS, Mist Finer lv2 – Mid, Coin, IAD, j.K, j.S, j.D, land, hj.K, hj.S, hj.D, Ensenga}.

E o okizeme mais importante: Mist Trap. Solte a Mist com o oponente caído e siga com 3HS ou {2P, 5K}, segurando o oponente na defesa e seguindo com um Mist Finer, que será indefensável devido à Mist.

As melhores maneiras de causar knockdown são combos que terminam em Divine Blade, {Mist Stance Jackhound} com o oponente no ar ou o famoso “Enkasu” (ou “1-hit Ensenga”).

O Enkasu consiste em acertar somente o primeiro hit do Ensenga, sem a parte de fogo. Com isso, o oponente sempre leva knockdown no Ensenga, permitindo o Mist Trap. Isso exige um posicionamento complexo, ou 50% tension para o RC no primeiro hit.

Confira abaixo alguns setups de Enkasu sem RC. Leve em conta que o Ensenga (e, às vezes, os hits anteriores) deve ser atrasado ao máximo para o posicionamento ideal.

Obs: os valores de cada personagem referem-se ao frame advantage após Johnny se recuperar da Mist sem FRC. Com FRC, adicionar +7~+12.

[Setup 1: (canto) Mist Finer lv2 – Mid, Coin…]

->… dash, IAD j.K, j.S, j.D, Ensenga
MA: +21 CH: +13 FA: +18 IN: +20
JA: +20 ED: +17 DI: +19 BR: +22
AX: +17 BA: +21 SL: +17


->… dash, IAD j.K, j.P, j.D, Ensenga
SO: +17 MI: +17 OR: +17


->… 6K, Mist Cancel, IAD j.K, j.D, Ensenga
KY: +05 TE: +10 AN: +08 JO: +07
VE: +01 ZA: +02 RO: +05 AB: +20


->… 6K, Mist Cancel, IAD j.K, j.S, j.D, Ensenga
PO: +07

[Setup 2: (canto) Throw…]

->… j.K, j.S, j.D, Ensenga
KY: +02 MA: +08 MI: +05 CH: +09
ED: +03 BA: +07 JA: +09 VE: +00
DI: +07 SL: +05 IN: +07 BR: +08
RO: +02 AB: +18


->… j.P, j.P, j.S, j.D, Ensenga
PO: +03 TE: +09 FA: +06 ZA: +01


->… dash j.P, j.K, j.P, j.D, Ensenga
AX: +07

->… dash j.P, j.K, j.S, j.D, Ensenga
JO: +08

->… Mist Finer lv 2 – Mid, setup 1
AN: +08

===[Mais técnicas]===

[Sacrificando combos por Coins]

Johnny tem uma certa dependência com as Coins, então várias vezes é preferível perder um combo de 100~120 damage para garantir um Mist Finer level 2 para mais tarde.

Após golpes com prorate como Throw, 6P, 2K e 2S, siga para Coin (use {2K, 2D} para o 2K) ao invés de um combo básico, garantindo seu Mist Finer level 2 para o próximo combo.

[Mist Stance Dash Jackhound]

Se você fizer o Jackhound durante o Dash do Mist Stance, ele ganha um pouco de alcance e aumenta o tempo sem recovery do oponente. Isso aumenta as chances de knockdown se pegar o oponente no ar, ou a chance de continuar o combo no stagger se pegar o oponente no chão.

[Mist Cancel]

Abaixo temos a tabela com a vantagem após o Mist Cancel em cada golpe. Note que ele é influenciado pelo level do golpe e o level do Mist Finer.

Level 1 Level 2 Level 3 Level 4 Level 5
MF lv1 -3 -1 +1 +4 +6
MF lv2 +0 +2 +4 +7 +9
MF lv3 +2 +4 +6 +9 +11

Level 1: 5P, 2P, 2K
Level 2: 5K
Level 3: c.S, 2S, 6P
Level 4: f.S, 6K, 2D
Level 5: 5HS, 6HS, 3HS

[Faultless Defense dash]

O dash do Johnny dificulta a mobilidade dele, mas é possível cancelar a recuperação no final do dash dele com FD. Com isso, você pode fazer dashes mais rápidos, aproximando-se do oponente com mais facilidade.

O comando é feito segurando dois botões para FD (ex: P+K) e fazendo 464646… O primeiro “4” faz o FD, em seguida o “646” executa o dash. O próximo “4” faz o FD, seguido de “646” para outro dash. Resumindo, se quiser fazer 2 dashes, você terá que fazer “46” quatro vezes. Se quiser 3 dashes, seis vezes.

[Mais informações]

Caso tenha alguma pergunta a respeito do Johnny ou deseja saber mais sobre ele, acesse GGBR: Seção Johnny e tire suas dúvidas com outros players!

Nossos amigos Lucha/Rulio e Icebreaker também tem guias no fórum que valem a pena serem conferidos!

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