Publicado por: Nikki | janeiro 7, 2010

Puyo Puyo Básico

Puyo Puyo já passou por inúmeras versões (sendo Puyo 7 a mais recente), spin-offs (Robotnik, Kirby…) e seu gameplay se alterou muito nesse tempo.

Um erro comum é classificar o jogo como “hardcore”, pela curva de aprendizado difícil. Isso afasta os players, imaginando que nunca conseguirá montar chains rapidamente ou mesmo vencer as CPUs mais difíceis.

Bem, aqui estou eu, disposto a mostrar que o jogo pode ser mais simples do que parece. Convenhamos, você precisa juntar 4 ou mais peças para atacar ou defender. Isso não pode ser complicado… certo?


=[Controles]=

Aqui é fácil. Você vai usar somente dois botões (Turn Left/Right), que giram as peças ou trocam de cor no caso da peça de 4 Puyos da mesma cor. O direcional Esquerda/Direita para mover a peça. Apertando para Baixo, você desce a peça mais rápido, e para Cima (somente no “Puyo 7”) a peça cai instantaneamente.

=[Game Screen]=


1- Dano: O dano que você irá receber do oponente.
2- X: Se um Puyo cobrir um dos X, você perde
3- Fever Gauge: Completando a barra, você entra em Fever
4- Fever Time: Quanto tempo de Fever você terá ao entrar em Fever
5- Next: Sua próxima peça

O conceito de ataque e defesa em Puyo pode parecer estranho, afinal você não bate no oponente diretamente, e nem segura para trás para evitar o dano. Tudo que você faz é juntar 4 ou mais Puyos e eliminá-los. Como definir o que é ataque e o que é defesa, e como aplicar os dois?

Um “ataque” é quando você elimina peças e elas vão para o oponente em forma de lixo.

“Mas então tudo que eu faço é atacar!”, você pode pensar. Não é bem assim.

Uma “defesa” é quando você elimina peças enquanto há lixo pronto para cair na sua tela. Isso diminui o dano e segura o lixo por mais uma rodada. Percebeu a diferença? ^_^

Vamos olhar isso mais a fundo, para entender melhor e saber como aplicar isso em uma partida!

=[Ataque]=

A função do ataque é simples: jogar lixo para o oponente, dificultando ou enterrando o Chain dele, e podendo derrotá-lo com esse lixo. Atacar também irá dar 1 segundo a mais de Fever Time.

O detalhe é que não basta atacar cegamente. Ataques fracos mal calculados irão ajudar o oponente a encher a Fever Gauge e você estará cavando sua própria cova com esses ataques, pois ele irá entrar em Fever cedo e contra-atacará com bem mais força.

Para conseguir causar um dano considerável você precisa dos Chains. Por isso, para quem está começando, atacar é bem mais difícil do que defender. Leia na seção “Chains” como desenvolver um Chain básico para conseguir atacar bem.

Algumas formas básicas de ataque:

– Montar um Chain 5x ou mais e mandar de uma vez

Essa é a maneira padrão, onde você tenta vencer o oponente na força bruta. Um 5x é suficiente para derrotar um oponente se ele não conseguir se defender, então é algo que força o oponente a tomar alguma iniciativa.
Você pode aumentar mais ainda o Chain, para 6x~7x, para soterrar o oponente junto com o Chain dele caso ele também tenha um 5x pronto!

– Montar vários 3x constantemente

Essa alternativa é útil para quem consegue montar Chains rapidamente e funciona muito bem contra a opção anterior, pois um 3x é mais rápido de montar que um 5x. A idéia é atrapalhar o oponente e impedir que ele consiga terminar de montar o Chain dele, enquanto você monta vários 3x consecutivos para derrotá-lo sem que ele consiga montar um Chain forte.

O ponto fraco dessa estratégia é que se o oponente revidar o seu 3x, você sairá bem prejudicado, já que seus chains são fracos.

– Usar um 3x como “bait” e jogar um 5x em seguida

Estratégia complicada de executar, mas muito forte. Funciona bem principalmente contra quem joga na defensiva, esperando você atacar para ele revidar e encher Fever. Ao atacá-lo com um 3x, ele irá soltar o Chain dele como resposta, vencendo seu 3x e atacando você. Nessa hora, solte um 5x para se defender (enchendo Fever Gauge) e ainda irá restar dano o bastante para contra-atacar o oponente, pois o Chain dele foi enfraquecido pelo seu 3x.

Para impedir essa estatégia você pode fazê-la também ou usar um Chain alto, como 7x, para vencer os dois Chains (3x e 5x) de uma vez.

– “ALL CLEAR!”

É difícil aplicar pois depende de sorte, mas é como executar a estratégia acima numa velocidade bem maior!

O All Clear aumenta seu Fever Time em 5 segundos (somente no Fever Mode, não Henshin Mode) e dá um Chain pronto para você. Por isso, logo que você fizer o All Clear já poderá atacar novamente com um 4x~5x. Então se você conseguir executar um 3x All Clear você terá um 3x seguido imediatamente de um 4x~5x!

Se a sorte sorrir para você e uma oportunidade de All Clear surgir, aproveite!

=[Defesa]=

A defesa dá mais tempo para você limpar o lixo adversário e enche a Fever Gauge, importante para conseguir vencer o oponente em dano. No Henshin Mode, defender também dá mais 1.0s de Fever Time.

Para limpar o lixo adversário, elimine algum Puyo ao lado dele. Mas lembre-se que eles não são considerados Puyos, então eliminar vários lixos não irá aumentar seu dano! Apesar disso, um lixo pode ser usado para ajudar em um combo, servindo de “mediador”.

Para quem está começando, eu sugiro jogar na defensiva primeiro porque é mais fácil de aprender e você pode recuperar o seu atraso nos Chains com seu Fever. Há duas maneiras básicas de defesa:

– 1x sequenciais

A defesa mais simples de usar, muito aplicado em casos de emergência quando você não tem como montar um Chain a tempo. Mantenha vários grupos de 3 puyos prontos, e quando o oponente atacar, elimine-os um a um.
Parece inútil, mas isso é rápido de executar e enche sua Fever Gauge permitindo que você anule o ataque do oponente com seu Fever.

– “Guardando” um Chain

Ao invés de atacar o oponente com um Chain, você espera até ele atacar, e só então inicia seu Chain como defesa. Dessa forma, você irá ganhar Fever Gauge e ainda pode anular o ataque do oponente completamente (ou mesmo revidar com um dano bom).

Chains são a alma do Puyo. Sem Chains, nada de ataques fortes, nada de contra-ataque, nada de Fever alto. Há inúmeras formas de montar um Chain, mas no começo concentre-se em aprender a forma mais básica, descrita abaixo.

=[Chain Básico]=

Esse é um Chain fácil de montar, pode ser usado no começo do round e não há muitas restrições de posições ou cores.


Primeiro passo: colocar 3 peças da mesma cor em pé, aonde achar melhor. Começando pelo canto é mais fácil de raciocinar, mas treine também fora do canto porque assim é possível jogar uma cor para cada lado enquanto as cores são empilhadas.


Agora coloque mais 3 peças de outra cor ao lado, e adicione uma peça da mesma cor da primeira linha. Aqui temos um 2x Chain pronto!


Continue empilhando as cores lado a lado, mas deixe a última linha do canto livre – é o seu “gatilho”, aonde o Chain começa.


Profit!!

Claro que dificilmente o jogo vai vir assim limpinho, sem peças sobressalentes, para você. Mas tudo bem, esse chain tem bastante espaço para essas peças:


Todo o espaço marcado serve para depositar as peças que não considerar úteis para seu Chain. Mas evite diminuir o espaço para seu gatilho – quanto menor o espaço para você iniciar o Chain, mais fácil é para o oponente fechá-lo com um simples 1x~2x e estragar toda sua tática.

E uma regra simples: na dúvida, jogue a peça extra sempre na direção do fim do combo, ou seja, se o Chain termina (o último Chain, e não o primeiro) no canto direito, jogue suas peças extras pro canto direito. Assim você não destrói seu próprio Chain por acidente tão fácil, ou pelo menos só vai perder os últimos Chains ao invés de perder tudo.

Quanto mais você pratica um Chain, mais rápido você consegue executá-lo. Então, ao invés de tentar aprender vários tipos de Chains, foque somente nesse e suas variações – dessa forma, ficará cada vez mais fácil montá-lo mesmo que a sorte não ajude, usando um pouco de improviso.

=[Variações]=

Às vezes você pode dar azar nas peças e não conseguir montar o Chain descrito acima certinho. E agora? Desiste e começa de novo? “Eu sabia que deveria aprender outro Chain”? NÃO. Você adapta o Chain que você tem, confira:


Ao invés de empilhar só 1 peça para eliminar a próxima coluna, coloque 2 ou 3. Eliminar mais peças de uma vez aumenta consideravelmente o dano dentro de um Chain, ainda mais se forem 2 cores diferentes ao mesmo tempo!


Essa variação empilha apenas 2 peças por coluna, fazendo o mesmo efeito do Chain básico.


Essa variação, ao invés de mover a quarta linha para o lado e formar o combo, ela move a segunda ou terceira linha. É mais difícil de enxergar, mas com o tempo você verá que o procedimento é semelhante, com a vantagem de poder chegar a 6x!

Sim, é possível mover a primeira linha, mas a chance de você destruir seu próprio Chain com isso é muito alta, e o processo do combo é mais complicado.


Você não precisa colocar a peça do próximo Chain sempre na quarta linha. Ela pode ser colocada acima das peças extras. Sempre tem como dar um “jeitinho” ^_^

=[Três, Um, Quatro]=

Depois dos primeiros Chains, seu campo já está bagunçado e há peças por toda a parte. É nesse ponto que as coisas complicam, pois fica mais difícil montar seu Chain direito, e acaba soterrado ou preso a x1~x2 Chains.

Para mudar isso, tente se lembrar de uma regra básica: “juntar 3 da mesma cor, colocar 1 no meio dele, e colocar a 4ª peça sobre esse 1 diferente”. Ou seja, “Três, Um, Quatro”. Veja aqui vários exemplos dessa regra:


Essas formas podem evoluir para Chains maiores na base do improviso mesmo, como você pode ver abaixo:


Usando algumas formas do exemplo acima, temos um 5x! Sim, é visualmente confuso, mas quanto mais você joga, mais rápido essas formas de 3 peças pulam à sua vista e faz com que você enxergue a chance de Chains mais rápido!

Revisão: Jeff

O Fever é uma arma poderosa, tanto de ataque quanto defesa. Querendo ou não, a maior parte das partidas giram em torno do Fever, não tem como ignorá-lo. Então, vamos aprender a usá-lo efetivamente!

Para entrar em Fever, você precisa completar os 7 pontos da Fever Gauge. Assim que fizer isso, sua tela irá mudar para o Fever por um tempo, determinado pelo seu Fever Time acumulado no momento que você entrou.

Nesse modo você receberá setups de Chains prontos e tudo que você precisa é encontrar o gatilho certo para começar o Chain, ou seja, encontrar qual peça eliminar para ter o maior combo possível.

A cada Chain executado corretamente o jogo irá retribuir com um Chain maior, mas se errar o Chain (gatilho errado, ou Chain menor do que o setup propôs), ele irá penalizar com um Chain menor que o atual!
(“Deka Mode” no “Henshin Mode” funciona de outra forma)

Após o Fever Time acabar você irá voltar exatamente de onde parou na sua tela principal, sua Fever Gauge é zerada e o Fever Time volta a 15s. Note que se você entrar em Fever de novo, o Fever também irá continuar de onde você parou, permitindo que você continue aumentando seus Chains dentro dele!

É bom lembrar que “Henshin Mode” e “Fever Mode” usam sistemas diferentes de Fever, confira abaixo:

=[Fever Mode]=

– Fever Gauge: enche 1 ponto a cada defesa sua
– Fever Time : enche 1.0s a cada ataque seu (All Clear = +5.0s)
– Fever Time Máximo: 30s
– Chain: O setup seguinte é igual a Chain atual mais 1 Chain (ou mais 3 em All
Clear). Se errar a Chain, o setup seguinte diminui 2 Chains.
– Menor Chain: 5x (“Puyo 15th”) ou 3x (“Puyo 7”)
– Dano em Fever: só contam ataques realizados pelo oponente após você entrar em Fever. O dano anterior ao Fever fica em segundo plano, e só vai cair quando o Fever acabar. Caso haja dano restante nos dois planos quando o Fever acabar, eles serão somados.

=[Henshin Mode]=

– Modos: “Deka” (Giant) e “Chibi” (Mini)
– Fever Gauge: enche 1 ponto a cada defesa sua ou lixo eliminado
– Fever Time : enche 1.0s a cada ataque ou defesa sua
– Fever Time Máximo: 99s
– Dano em Fever: Não há. Todo o dano recebido fica em segundo plano, e só vai cair quando o Fever acabar.

– Deka (Giant)

– Chain: cumulativo. Fazer um 2x Chain seguido de outro 2x Chain equivale a um 4x. Mas caso você demore para fazer um Chain, a contagem reseta.
– Dano: constante e crescente. Como os Chains são curtos, o oponente recebe dano constantemente, e a cada Chain o dano sobe, mas o dano inicial é baixo.
– All Clear: +2.0s
– Menor Chain: 1x Chain
– Maior Chain: 99x Chain

– Chibi (Mini)

– Chain: semelhante ao Fever Mode. A cada Chain correto, o setup seguinte terá mais 2 Chains em relação ao anterior. (ou mais 5 Chains em All Clear)
– Dano: intervalado e crescente. O dano é acumulado e despejado sobre o oponente a cada Chain. O dano dos primeiros Chains são baixos, mas ele sobe rapidamente.
– Menor Chain: 8x Chain
– Maior Chain: 30x Chain

=[Fever: Ataque]=

O Fever pode ser usado em forma de contra-ataque a um Fever do oponente, ou atacar o oponente no momento que ele sair do Fever.

– Fever vs. Fever

Nessa situação, os dois players estão trocando danos elevados, de forma que nenhum dos dois pode se sujeitar a levar um dano – é praticamente a derrota.

Quando os dois players entram em Fever, os fatores determinantes da disputa são a agilidade, para encontrar o gatilho e encaixar a peça rapidamente, a visão, para enxergar as oportunidades de All Clear e o Fever Time. Uma pitada de sorte ajuda também, porque nada mais triste do que ter um Fever e não conseguir começá-lo por falta da peça correta.

Use os modos de jogo Fever Training ou o Always Fever no “Puyo 15th” e “Puyo 7” para desenvolver sua agilidade e sua visão. Esses dois fatores fazem uma diferença enorme no Fever. E o Fever Time depende de quão bem você consegue atacar fora do Fever.

– Saindo do Fever

Para entrar no Fever, o oponente teve que gastar as defesas e Chains que ele possuía. Isso significa que logo que ele voltar do Fever, ele estará mais vulnerável a seus ataques, sendo uma grande oportunidade para seu Fever.

Use um Chain forte para segurar o dano do Fever do oponente, e fique pronto para entrar em Fever o mais próximo possível do final do Fever dele. Assim, ele estará em uma corrida contra o tempo quando o Fever dele acabar, montando defesas o mais rápido possível contra seu Fever que já está caindo sobre ele.

=[Fever: Defesa]=

Um Fever defensivo é como se fosse sua última chance, que é bom você não desperdiçar. Se você foi forçado a entrar no Fever para se defender de um Chain do oponente, significa que o Chain prestes a cair na sua cabeça foi forte e você vai gastar boa parte do Fever (se não todo ele) para eliminá-lo, enquanto o oponente monta mais Chains livremente.

Nessa hora, jogue rápido para subir o Chain logo e procure por All Clears – eles podem ser sua única salvação!

Agora que você já conhece toda a mecânica de Puyo, vamos falar dos personagens. Pois é, por estranho que pareça, o personagem não deve ser sua primeira preocupação quando você vai aprender Puyo. Normalmente, você desenvolve um estilo de jogo e só depois procura o personagem que mais se encaixa a ele.

Os personagens se diferenciam por 3 fatores: dano de Chains, dano de Fever e dropset.

O dano de Chains é, obviamente, o dano fora do Fever, somente com Chains que você monta. O dano de Fever, também óbvio, é o dano dentro do Fever. E o dropset são os formatos das peças que caem na sequência. As cores são aleatórias, mas as formas não, o que permite que você já tenha alguns setups em mente ao escolher o personagem.

Personagens com dano de Chain alto costumam ser mais fracos em Fever e vice-versa. Os personagens voltados para Chain são mais ofensivos, aproveitando o dano alto do Chain para sua vantagem. Os personagens voltados para Fever são melhores na defensiva, pois apesar do Chain deles causarem menos dano, eles tentam tirar a diferença no Fever. Por isso, escolha o estilo que achar melhor, e fique de olho no dropset do personagem (indicado pelos quadradinhos minúsculos).

Personagens com mais peças de 2 são mais fáceis de jogar, mas como eles tem menos peças por iteração, eles são mais lentos para montar Chains.
Personagens com várias peças de 3 ou 4 são mais complexos devido aos formatos das peças, mas eles tem mais peças por iteração o que acelera a montagem dos Chains.

Nessa seção, colocarei algumas dicas aleatórias de Puyo. São pequenos detalhes que podem passar despercebidos, então fica a título de curiosidade ^_^

=[Ganhando tempo]=

Quando uma peça está para ser encaixada e você gira ela, a peça fica mais um tempo no ar. Você pode girá-la repetidamente para atrasar mais ainda a queda da peça, até um certo tempo onde ela cai definitivamente.

Isso é útil quando você quer esperar o oponente atacar para só então começar seu Chain, enchendo sua Fever Gauge. Ou, se você quiser ganhar mais alguns segundos de vida, naquela sua última peça antes de perder. Resista até o último momento!

=[Escalando]=

Girar a peça pode fazer ela subir uma linha também. Se a peça está na segunda linha mas você queria colocá-la sobre o Puyo ao lado na terceira linha, “force” a peça para o lado enquanto gira ela. A peça irá subir sobre esse Puyo e você poderá encaixá-la!

Isso pode ser útil quando você precisa passar para o outro lado, quando sua tela está muito cheia por exemplo. Só lembre-se que só é possível subir 1 linha, a peça não é capaz de escalar 2 linhas de altura.

=[Além da visão]=

Apesar de não ser visível, há mais uma linha para Puyos acima do topo da tela. Você pode usá-la como depósito para as peças indesejadas quando você está quase perdendo e não tem espaço para elas, ou mesmo montar Chains com essa linha!

Ela possui uma propriedade diferente, pois se você empilhar 4 Puyos, sendo o último nessa linha extra, eles não serão eliminados – somente quando os 4 aparecerem na tela. Isso cria alguns Chains diferentes, mas é preciso uma boa noção do jogo para poder explorar esse fator porque exige que você saiba de cabeça o que tem fora da tela e como usar isso a seu favor.

=[Imagens]=

Puyo Nexus: a melhor fonte de informação de Puyo, conta com wiki, forum, simulador de Puyos (usado nas imagens do guia), traduções e hacks, excelente para desenvolver seu gameplay!

=[Revisões]=

Jeff: várias correções nas comparações das engines Henshin e Fever, principalmente na mecânica do Fever. E ainda, ele que me ensinou quase tudo que sei sobre Puyo hoje! XD
Pinguim: correções sobre All Clear e definições (como bom matemático). Por muito tempo, eu jogava Go com ele e nem sabia que ele era um excelente player de Puyo XD
Todos os presentes no grupo de Puyo no GMail: Afinal, Puyo fica bem mais divertido em grupo =D

Finalizando, uma música que gruda na cabeça ^_^

Anúncios

Responses

  1. Nossa,muito bom.Vou ver se começo a jogar Puyo.Não imagina que o jogo tivesse tanta coisa assim.O único problema é que só tem em Japa né.Vou tentar me virar aqui.Mais um vez,parabéns ! Muito bem explicado.

  2. Tá…agora eu quero testar isso e treinar.
    Como eu faço pra jogar.? A última versão tem pra quais plataformas.?

    • Puyo Puyo 7, a última versão, tem para… Wii, NDS, PSP.
      Senão, o Puyo 15th Anniversary, a versão anterior, que tem para PS2, Wii, NDS e PSP ^_^

      Você pode jogar tanto o Puyo 7 como o Puyo 15th em Fever Mode sem problemas com o guia, a diferença nas engines é bem pequena ^_^


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: