Publicado por: Nikki | janeiro 27, 2010

[Blaz Blue] Ragna Básico

Ragna é um personagem mid tier, rápido, com pokes e anti-aéreos bons, mix-up básico, dano decente e três Distortion Drives excelentes.

Em contrapartida, o dano que ele leva é ridiculamente alto, e somente o Distortion Drive dele, Blood Kain consegue compensar isso, já que os Drives comuns enchem pouco mais que um cheap damage.

===[Antes de tudo…]===

Esse guia assume que você conhece as notações de GG/BB, os termos comuns de f-games (pokes, okizemes, mix-ups, etc), além da engine do Blaz Blue, como Barrier, Burst, Counter Assault, etc.

===[Command List]===

[Special Moves]

Hell’s Fang: 214A
-> follow-up: após o Hell’s Fang, 214D
Gauntlet Hades: 214B
-> follow-up: após o Gauntlet Hades, 214D
Inferno Divider: 623C/D
-> Uppercut: após o Inferno Divider, 236C
–> Tatakiotoshi: após o Uppercut, 214C
–> Horizontal Knockback: após o Uppercut, 236C
Dead Spike: 214D
Not Over Yet: 22C com o oponente caído

[Distortion Drives]

Carnage Scissor: 632146C
Blood Kain: 214214D
–> Devoured by Darkness: durante o Blood Kain, 214214D

[Astral Finish]

Black Onslaught: 2141236C

===[Por onde começar]===

Aqui iremos tratar dos principais golpes do Ragna. Eu poderia listar todos os golpes e suas utilizações, mas seria somente para acumular texto e achei desnecessário para o guia básico.

=[Pokes]=

Os pokes do Ragna são muito bons, tanto no quesito alcance quanto velocidade. Use o 5B o tempo todo, ele é muito safe e ao mesmo tempo atrapalha o oponente completamente com sua velocidade e alcance.

Outros pokes excelentes são o 5C e o 5D. São mais lentos, mas seguram o oponente na defesa muito bem para você começar a avançar, e o 5D ainda possui dash cancel para chegar perto.

Acertando qualquer desses pokes, siga com um chain combo qualquer terminado em Hell’s Fang, completando a tarefa de aproximar-se do oponente (e com uns 2k de dano de brinde).

No ar, use bastante o j.C e j.D. O j.C possui uma hitbox gigantesca, atingido cross-up facilmente e cobrindo uma boa área horizontal. O j.D cobre uma boa área vertical, e trava muito bem o oponente na defesa, permitindo partir para a pressão.

Um Gauntlet Hades na distância máxima é bom para se aproximar também, geralmente a partir de algum poke defendido. O Hell’s Fang é usado para contra-atacar o oponente quando ele quer distância para algum setup mas cuidado com baits, já que o Hell’s Fang não é seguro na defesa.

O ponto forte do Ragna é a facilidade com que ele consegue se aproximar ou manter o oponente à distância, então use esses pokes para criar uma situação onde o oponente ficará acuado pelos seus golpes e você possa avançar livremente.

=[Anti-aéreos]=

Seu principal anti-aéreo é o 6A. Ele tem uma boa invencibilidade, cobre uma área muito maior do que parece tanto horizontal quanto vertical, é rápido e segue com air combo muito fácil.

O Inferno Divider e o Carnage Scissor também podem ser utilizados, mas caso sejam defendidos com Barrier, a situação fica feia para você. Então, oponente no ar = 6A. Lembre-se disso.

=[Pressão]=

A pressão do Ragna é boa, talvez para compensar seu mix-up simples. À curta distância, ele vence a maioria dos personagens com seus pokes como 2A ou 2B, e segue com sequências de 5C, 6C, 5D e 6D para travar o oponente enquanto ele procura uma brecha.

O 6D é supremo à curta distância, pois além de travar o oponente, joga o Ragna pro ar, permitindo continuar com um j.D e alternar entre {JC j.C} ou {land 3C/2B}.

O 6C atinge baixo e tem um longo alcance, mas o fator principal é ele ser um caminho para o combo de Blood Kain, o maior potencial de dano do Ragna.

Procure terminar seus combos com Tatakiotoshi ou o follow-up do Hell’s Fang sempre que possível, pois eles irão permitir que você continue pressionando mesmo depois do combo.

Bem ocasionalmente, use o Dead Spike na pressão, quando o oponente estiver concentrado em defender. Ele é absurdamente lento, mas se você conseguir soltá-lo, é um reset grátis na pressão. Mas preste atenção na palavra “ocasionalmente”!

=[Mix-up]=

O mix-up básico do Ragna consiste em Throw, 2B/3C/2D (baixo) e 6B (alto). Durante a pressão, escolha qualquer um desses para tentar passar pela defesa do oponente.

Procure usar tick throws com 2A/5A que são mais rápidos, e alterne o Throw de vez em quando com 6D para fugir do counter throw do oponente. Use bastante o Back Throw ao invés do Front Throw porque o Back faz setup de Blood Kain!

O 2B/6B mix-up pode ser usado depois de um dash, ou durante uma sequência com 2A/5A/6A. O 3C e o 2D são mais lentos, mas a recompensa é maior. Compensa usá-los quando o oponente estiver tentando fugir da pressão, ou se ele estiver levantando toda hora para o 6B.

A partir do 6D é possível fazer j.D, deixar o Ragna voltar ao chão e alternar entre 2B/6B, ou mesmo correr para Throw porque o oponente está bem travado na defesa após o j.D.

===[Técnicas]===

=[Drive]=

O Drive dele é útil para tentar compensar o dano alto que ele leva, mas nem de longe é uma opção viável para manter seu life cheio.

Abuse muito de golpes com D como 6D, 5D, 2D e j.D nas pressões, pois mesmo na defesa você recupera um pouco de life. Isso pode parecer insignificante, mas é melhor que nada.

Use o Carnage Scissor como contra-ataque para recuperar um pouco de life (tanto com o Distortion Drive como no combo após ele).

Sempre que possível, use o Inferno Divider com D ao invés de C. Os combos de Hell’s Fang RC e Gauntlet Hades também são boas adições para manter o Ragna vivo por mais alguns segundos (que podem fazer A diferença).

Em Blood Kain seu regen é bem maior, mesmo com o Blood Kain consumindo seu life, os Drives recuperam muito mais. Acertar um Devoured by Darkness é a maneira que o Ragna tem de “equilibrar” seu life em alguns match-ups.

=[Not Over Yet]=

Esse golpe, além de aumentar os combos do Ragna tirando o oponente do chão, pode ser usado para resetar um combo e aplicar um mix-up, principalmente em combos mais longos onde o damage scaling já é elevado e seu dano está baixo.

Após um Not Over Yet, ao invés de seguir com {5B…}, você pode fazer um 6B, 3C/2D ou {dash Throw} para pegar o oponente se recuperando. Se ele não se recuperar, o golpe pega em combo e você continua o combo normalmente.

=[Carnage Scissor]=

O Carnage Scissor é seu counter genérico. Seja para pegar o oponente errando um poke, preparando um setup ou no meio de uma pressão dele, o Carnage Scissor abre caminho para o Ragna… desde que não tenha um projétil no caminho.

Sim, o Carnage Scissor tem invencibilidade longa, mas não funciona contra projéteis. Leve isso em conta quando tentar soltar o Distortion Drive, para evitar surpresas desagradáveis.

=[Blood Kain]=

O Blood Kain é a melhor chance de dano do Ragna, então é importante saber como usá-lo em combo – usá-lo fora de combos é um desperdício de life e heat, a menos que você planeje usar como reversal.

Como reversal, use-o para esquivar de um ataque do oponente e pegá-lo ainda de guarda aberta
Para pegar o Blood Kain em combo, os setups básicos são a partir de um 6C (segundo hit), 5D (primeiro hit) ou Back Throw. Confira a sequência deles na parte de Combos mais para frente.

O Back Throw é o mais simples: assim que o Ragna arremessar o oponente, ative o Blood Kain.

O 6C é linkado a partir de um 5C ou 6B com o oponente agachado. O 6B é melhor para essa situação porque é um overhead, aumentando as chances que o oponente vá levar o golpe agachado.

O 5D (1 hit) é mais fácil de acertar que o 6C mas dependendo do personagem, é mais difícil seguir em combo com Blood Kain. O 5D pode vir de qualquer string comum no chão, e não exige que o oponente esteja agachado.

Como o Blood Kain é a melhor arma do Ragna para dano, é comum o oponente gastar o Burst, principalmente se ele estiver perto de morrer. Lembre-se disso e fique de olho no Burst.

O mais comum é o oponente gastar o Burst logo que você ativa o Blood Kain, então ao invés de já partir para o combo você pode pular/correr e defender, e depois fazer o combo, já com o oponente em danger. Ou seja, morte.

Se por algum motivo você errar o combo, ou o oponente acerte o Burst, abuse (muito) dos golpes com D dele durante o Blood Kain. A área deles é gigantesca, o life drain deles é bom mesmo na defesa, e com o oponente acuado, pode surgir a chance de você ainda conseguir acertar um Devoured by Darkness!

Mesmo o Carnage Scissor é capaz de encher um life considerável durante o Blood Kain. Considere isso também quando estiver no Blood Kain fora de combos.

===[Combos]===

=[Básicos]=

A maior parte dos combos do Ragna são simples e causam dano razoável, além de pegar muito fácil (abare bom). Por isso eu considero Ragna um personagem básico no Blaz Blue, bom para aprender como jogar.

Notem que boa parte dos combos são só exemplos para que você possa entender como funcionam os combos do Ragna. Você não precisa, por exemplo, fazer sempre {5B, 5C, 5D} no primeiro combo. Se tiver a oportunidade de começar com um j.D, ou colocar um 2C/3C no meio do combo, melhor ainda!

Air combo básico
– j.C, j.D, JC dj.C, dj.D, D Inferno Divider -> Uppercut -> Tatakiotoshi

Se o oponente estiver muito alto, você pode omitir um ou dois j.C
Aproveite o Tatakiotoshi e caia com j.C para pegar o oponente se levantando

Ground combo básico
– 5B, 5C, 5D, Hell’s Fang -> follow-up

Combo padrão a partir do poke do 5B.
É possível trocar o Hell’s Fang por Carnage Scissor ou Gauntlet Hades para aumentar o combo

=[Algumas variações]=

– 5B, 5C, Hell’s Fang, RC, dash 6D, j.D, land Ground combo básico
Variação simples e efetiva do combo anterior. Você pode trocar o combo após do j.D por qualquer um que achar melhor

– 6A, JC Air combo básico
Combo básico a partir do 6A anti-aéreo.

– Throw/Air Throw, Gauntlet Hades~delay~follow-up, 6A, JC Air combo básico
Combo com Gauntlet Hades a partir do Throw, pode ser parado a qualquer momento para agarrar o oponente se recuperando.

– 3C/2D, Not Over Yet, Ground combo básico
Você pode colocar algum golpe antes do 3C/2D como 6B/2B e trocar o combo após o Not Over Yet por algum que achar melhor para a situação.
É possível correr e dar Throw após o Not Over Yet, pegando o oponente se recuperando.

– 6B, 6C, JC Air combo básico
Combo sem heat a partir do 6B. Com Heat, não pense duas vezes, troque o Air Combo por Blood Kain!

– C/D Inferno Divider, delay, Uppercut, delay, Horizontal Knockback, Not Over Yet, Ground Combo
Combo com Inferno Divider de anti-aéreo/reversal.
O Not Over Yet tem um timing específico para sair, treine bastante esse movimento após o Inferno Divider

– Carnage Scissor, 5B/5C, 5D, Hell’s Fang -> follow-up
Você pode fazer um {6A, Air Combo} no lugar do Ground Combo

=[Blood Kain]=

Aqui temos duas variações básicas do Blood Kain. Há várias versões do combo, mas a meta final dos combos do Blood Kain é terminar com um Devoured by Darkness, ou pelo menos um Carnage Scissor.

Tenha em mente também que apesar do Blood Kain -> Devoured by Darkness consumir 100% Heat, você irá encher parte do Heat no combo entre o Blood Kain e o Devoured by Darkness.

Combo 1
– Blood Kain, {hj.D (subindo), hj.D (descendo)}x2, 5D, Devoured by Darkness

Combo básico quando o oponente está alto, como num Back Throw ou {6B, 6C}. Se não tiver Heat para o Devoured by Darkness, você pode fazer o {hj.D, hj.D} pela terceira vez e terminar em um Inferno Divider

Combo 2
– Blood Kain, 5B, {5D (2 hits), Dash Cancel}x2, 5D, Devoured by Darkness

Combo quando o oponente está mais baixo, como após um 5D (1 hit).
Siga para o air combo se não conseguir Heat para o Devoured by Darkness

===[Informações]===

A primeira e mais importante: tudo isso foi escrito sob experiência pessoal, sem termos técnicos ou detalhes específicos, porque eu não tenho o jogo (aliás, nem o PS3/X360) para testar os combos, setups e etc.

Quem pediu o guia foi o Landstalker, porque a seção de personagens de Blaz Blue no GGBR estava meio parada. Além disso, com o recente leak do BBCS para emulação no pc, muitos voltaram a falar de BB.

Visite o subfórum do Ragna para tirar dúvidas e compartilhar informações com outros players: Seção Ragna
Visite o Guilty Gear BR para conhecer mais players, discutir sobre GG e BB, acompanhar novidades e aprender mais sobre esses dois grandes f-games da Arc System!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: