Publicado por: Nikki | março 16, 2010

[BBCS] Tsubaki Básico

Retirado da [BlazBlue Continuum Shift Playing Guide]:

===[Movelist]===

[Special Moves]

Shingi: Hirameku Ichi no Geki: 236A/B/C/D
Shinken: Hikari wo Tatsu Tsurugi: 214A/B/C/D
Shinken: Kaze wo Nagu Tsurugi: 22A/B/C/D (pode ser carregado)
Shinsou: Sora wo Tsuku Yari: 623A/B/C/D
Shingi: Sora ni Hirameku Hikari: j.236A/B/C/D
Shingi: Sora wo Kakeru Tsubasa: j.214A/B/C/D

[Distortion Drives]

Shinpatsu: Chi wo Idaku Koromo: 214214D
Shinpatsu: Ten wo Karu Homura: 236236C/D

[Astral Heat]

Shinsei: Hito wo Sabaku Kami: 632146C

===[Drive: Install]===

O Drive da Tsubaki, “Install”, deixa os special moves dela mais fortes. Segurando D, a Install Gauge (acima da Heat) enche até 5 níveis, podendo ser usada para os special moves com D.

Toda vez que usar um special move com D, a Install Gauge volta ao level 1.

Segurando 5[D], a Install enche mais rápido, mas o recovery após soltar o botão é maior, então ele deve ser usado após jogar o oponente longe, como após um 22+A/B/C/D.

Segurando 2[D], a Install enche mais devagar, mas o recovery após soltar o botão é menor.

A versão com j.[D] enche como o 2[D] e, se você cancelar ele depois que a Tsubaki entra na posição de Install, você pode usar air dashes e quaisquer outros movimentos no ar novamente!

===[Básico]===

[Variações de perto]

Tsubaki tem alcance curto, então é essencial conseguir manter a luta de perto. O poke mais longo dela é o 5B, e o anti-aéreo básico é o 2C.

Com a ajuda desses pokes, use dashes e air dashes ou solte o 236A/B/C/D ou j.214A/B/C/D para tentar se aproximar do oponente.

De perto, depois do oponente defender o 5B você pode seguir com um mix-up, ou tentar forçar um CH atrasando o 5B~B. Para continuar pressionando, siga com a sequência básica: {5B~B, 2B~B, 5C~C}, ou alterne com {5B~B, 3C} ou {5B~B, 6C}.

O problema dessa sequência é que ela pode ser cortada com um IB seguido de um golpe com invencibilidade. Para evitar isso, cancele a sequência com 2D onde achar necessário, sem segurar D. Dessa forma, Tsubaki se recupera mais rápido do golpe e pode se defender.

Se o oponente estiver muito na defensiva, após o 2D corra e alterne entre 5B e Throw para confundir o oponente. Essa variação é importante para auxiliar os mix-ups da Tsubaki!

[Install Gauge]

A Install Gauge é extremamente importante para os combos e pressões básicas da Tsubaki, por isso você terá que ficar sempre de olho nela.

Sempre que estiver a uma distância segura do oponente, use o 2[D] que recupera-se rápido caso o oponente tente avançar nessa hora.

Ou após um combo terminado com j.214A/B/C/D ou 236236C/D, o oponente irá parar longe e você poderá aproveitar esse tempo para encher a Install Gauge também.

Fora do canto, após acertar um j.214D, use {RC, j.[D]/5[D]} para encher a Install Gauge novamente.

===[Técnicas]===

[Passando pela defesa]

Perto do oponente, é sua chance de confundir a defesa do oponente.

Depois do 5B defendido, alterne com 6A ou 6B em seguida para o mix-up. Mas só isso não basta porque é previsível, então alterne com 6C e 3C também.

Além disso, você pode fazer mix-ups com o j.C também. Após acertar o j.C, alterne entre seguir com o {j.C~C} ou {land, 2B} para um mix-up interessante. Você pode atrasar o {j.C~C} também para pegar o oponente mais fácil ou CH, ou mesmo tentar um {land, Throw} se o oponente já estiver esperando um {land, 2B}.

Lembre-se que o 22D carregado no máximo não possui defesa, mas ele exige 37~39F para sair o golpe. Use-o em situações onde o oponente está com a guard completamente exposta, onde ele pode se recuperar a tempo de defender, mas não a tempo de fugir do alcance do golpe.

Durante as sequências, se você prever que o oponente vai pular, siga para um Throw/Air Throw, pegando o oponente de surpresa. Ou use o 214D para pegá-lo antes do pulo e deixá-lo em stagger. Enquanto o oponente se recupera do stagger, aproveite para aproximar-se e continuar o combo.

[Sora ni Hirameku Hikari]

Esse golpe é mais usado com a versão B, mas o problema é que ele deixa a Tsubaki exposta demais se for defendido. Mas com um RC, ele pode ser uma boa arma de mix-up também.

Acerte o oponente com o j.214B com a Tsubaki próxima ao chão, use o RC e alterne entre {air dash j.B, j.C} ou {land, 2B/Throw}, pegando o oponente de surpresa.

Ou use o golpe a partir do 6C, fazendo {6C, TK j.236C} para que o golpe saia próximo ao chão o mais rápido possível. Assim, além do oponente ter que defender em pé, você quebra uma Guard Prime dele!

===[Basic Combos]===

Os special moves da Tsubaki ligados por “~” significa que você deve cancelar um golpe no outro, ao invés de esperar ele terminar a animação.

Comandos com “X” se referem a “qualquer botão”, então um 623X significa 623A/B/C/D.

(1)- 5B~B, 5C~C…
versão 1: 214A~22C (carregado), dash 6C, 623X~j.214C
versão 2: 22D, dash 6C, HJC hj.B, hj.C, JC j.C~C, j.236A~j.214C

Damage: (1) 2.057 ou (2) 2.653
Obs:
– Na versão 1, solte o C no 22C depois que o oponente cair no chão
– Na versão 1, o 22C deve ser carregado ao máximo

(2)- {6A, 5C} ou {6B~B, 5C}, 22D, dash 6C, HJC hj.B, hj.C, JC j.C~C, j.236A~j.214C
Damage: 2.371 ou 2.774
Obs:
– Pode ser feito a partir do 3C também, fazendo {3C, j.C (descendo), 2C~C, HJC hj.B, hj.C…}

(3)- Throw…
versão 1: {22B, dash 5B, 5C, HJC hj.B, hj.C, JC j.C~C, j.236A~j.214C}
versão 2: {22D, dash 6C, HJC hj.B, hj.C, JC j.C~C, j.236A~j.214C}


Damage: (1) 2.230 ou (2) 3.152
Obs:
– Na versão 1, você pode ignorar o 5C se não estiver seguro que ele vá acertar

(4)- 22D (carregado)…
versão 1: dash 6C~C, HJC hj.B, hj.C, JC j.C~C, j.236A~j.214C
versão 2: (canto) 6C~C, HJC hj.C, JC j.C, j.214D, land 5C, 2C~C, HJC hj.B, hj.C, JC j.C~C, j.236A~j.214C

Damage: (1) 3.428 ou (2) 4.629
Obs:
– O 22D deve ser carregado ao máximo
– Na versão 2, o HJC após o 2C~C deve ser feito com 3~9 para facilitar

===[Mais Combos]===

(1)- (Install lv2~3) 623D~j.214D, 236D, dash 5C, JC j.B, j.C, JC j.C~C, j.236A~j.214C
Damage: 3.101~3.525
Obs:
– Combo mid-screen
– O combo com Install lv2 não usa o primeiro 623D
– vs. Hazama, Tsubaki, Rachel, Arakune, Bang, Carl e Lambda: Se fizer o combo começado com 623D, o 236D erra

(2)- (Install lv2, canto) Throw, 22D, 6C~C, HJC hj.C, JC j.C, j.214D, 5C, HJC hj.B, hj.C, JC j.C~C, j.236A~j.214C
Damage: 4.021
Obs:
– (?) O 5C após o j.214D acerta o oponente em OTG

(3)- (Install lv3, canto, 50% Heat) Throw, 22D, 214214D, 6C, 623X~j.214D, land 214D, 5C, 2C~C, HJC hj.B, hj.C, JC j.C~C, j.236A~j.214C
Damage: 4.807
Obs:

(4)- (Install lv5, 100% Heat) 22D (carregado), 214214D, 6C, 623X~j.214D, land 214D, 5C, 2C~C, HJC hj.B, hj.C, JC j.C~C, j.236A~j.214D, land 236236C
Damage: 6.265
Obs:

[Mais informações]

Acesse GGBR: Tsubaki para discutir sobre Tsubaki com outros players!

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