Publicado por: Nikki | julho 1, 2010

[GGAC] Stun Ratio

Conhecido também como “tontear”, dizzy ou faint, em Guilty Gear um stun é uma vitória quase certa para muitos personagens devido ao Instant Kill. Mas como funciona o stun e como aproveitá-lo em match?


===[Como acontece?]===

Os golpes causam uma quantidade de stun baseada em algumas variáveis que você pode ver na fórmula adiante. Cada personagem possui um valor de “Stun Ratio”. O Stun inicial é zero e, se ele chegar nesse valor, ele fica stun. O Stun se recupera aos poucos com o tempo, desde que você não esteja apanhando.

Stun Ratio de cada personagem:

Stun Chars
50 Chipp, Dizzy
55 Baiken, Bridget, I-No, Millia
60 Axl, Eddie, Ky, Order-Sol, Sol, Venom, Zappa
65 Anji, Faust, Jam, Testament
70 Johnny, May, Slayer
80 ABA, Potemkin, Robo-Ky

===[Fórmula]===

Há uma fórmula para se saber quanto Stun rate um golpe causa:
(1): ({Dano do golpe} * {número de hits do combo} * {modificador OTG} * {modificador CH}) – 5
(2): {modificador IK} * 1.0~1.3 (random)
Dizzy rate = (1) * (2) * 0.15 * (modificador Atk)

– Dano do golpe

É, literalmente, o dano do golpe @_@

– Número de hits do combo

Quanto mais hits o combo tiver, menos stun o golpe irá causar:
01 hit: 1,00
02 hits: 0,75
03 hits: 0,69
04 hits: 0,63
05 hits: 0,56
06 hits: 0,50
07 hits: 0,44
08 hits: 0,38
09 hits: 0,31
10 hits: 0,25
11 hits: 0,19
12 hits: 0,13
13 ou mais: 0,13

– modificador OTG

Se o golpe não atingir OTG, “modificador OTG = 1”
Se o golpe atingir OTG, ele não causa Stun (modificador OTG = 0).

– modificador CH

Se o golpe não atingir CH, “modificador CH = 1”
Se o golpe atingir CH, “modificador CH = 2” (praticamente o dobro de stun)

– modificador IK

Se o golpe for usado fora do IK Mode, “modificador IK = 1”
Se o golpe for usado durante o IK Mode, “modificador IK = 0”

– 1,0~1,3 (random)

O jogo irá escolher um valor aleatório entre 1,0 e 1,3

– Modificador Atk

Alguns golpes possuem modificadores de Stun. O Pile Bunker do Slayer possui um modificador “0,0” (não dá Stun), enquanto o 6P do Eddie possui um modificador “3,0” (triplo de stun).

Confira na frame data de cada personagem se o golpe possui algum modificador de Stun. Se não tiver, o modificador Atk é “1,0”

– Exemplo

Vamos pegar o Giganter (632146HS) do Potemkin que causa 45 dmg. Digamos que foi 1 hit só e sem CH. E fora do IK, claro.

Então temos:
Dano do golpe: 45
Número de hits = 1: 1,00
Modificador OTG: 1
Modificador IK: 1
Modificador Atk: 3,0

>> (1): 45 * 1 * 1 * 1 – 5 = 40
>> (2): 1 * 1,0~1,3 = 1,0~1,3
>> Stun rate = 48 * 1,0~1,3 * 0,15 * 3,0 = 21,6~28,08

Em CH seria mais dolorido:

>> (1): 45 * 1 * 1 * 2 – 5 = 85
>> (2): 1 * 1,0~1,3 = 1,0~1.3
>> Stun rate = 85 * 1,0~1,3 * 0,15 * 3,0 = 38,25~49.725

49,725 em um golpe só é muita coisa, já que Dizzy e Chipp ficam stun com 50 pontos!

===[Golpes com modificadores Atk]===

– Sol

6HS: 1,5x
214S: 0,25x
632146HS: 0,25x (1º hit), 0,0x (2º hit)

– Ky

nenhum

– May

6P: 3,0~4,25x (varia com o carregamento)
63214S: 0,0x

– Millia

Throw: 1,5x

– Eddie

6P: 3,0x

– Potemkin

6HS: 1,5x
2HS: 1,25x
632146P: 0,5x
632146HS: 3,0x
236236S: 0,5x

– Chipp

nenhum

– Faust

j.D: 1,5x
Hammer: 2,0x
Meteor: 0,5x
Tarai: 2,0x

– Baiken

236236S: 0,0x (1º hit), 0,5x (2º hit), 1,0x (3º hit)

– Jam

623K: 0,375x
623K (charge): 0,25x
236S~HS: 1,375x
236S~HS (costas): 1,5x
236S~D: 1,25x
632146S: 0,25x (último hit)

– Johnny

nenhum

– Axl

[4]6HS: 0,0x

– Anji

GP 63214S: 1,5x

– Venom

Ball (electric): 0,0x

– Testament

nenhum

– Dizzy

5D: 1,5x
2HS: 1,5x
64641236HS: 0,0x

– Slayer

2HS: 0,25x
214P/K/S ~ P: 0,0x
236D: 0,0x
214P/K/S ~ D: 0,0x
632146S: 0,0x

– I-No

632146HS: 0,0x
j.2363214S: 0,0x

– Zappa

(No Spirit) 2HS: 2,0x

– Bridget

nenhum

– Robo-Ky

j.236S (lv2): 2,0x
dash ~ qualquer botão: 0,0x

– ABA

6HS: 2,5x

– Order-Sol

632146HS (lv1~3): 0,25x

===[Combos com Stun]===

Alguns personagens são capazes de causar stun com um combo em condições ideais (posicionamento ou CH), o que pode significar uma vitória rápida se o oponente não gastar ou não tiver Burst!

Existem “resets” com tech throws também que aumentam a chance do oponente levar stun, já que o contador de hits será resetado. Dessa forma, mais personagens são capazes de causar stun com uma sequência, mas são dependentes da reação do oponente.

Lembrando também que como o stun possui um valor random na fórmula, às vezes um mesmo combo pode não dar stun caso ele esteja bem no limite do necessário para dar stun no oponente.

Alguns exemplos sem resets:

– Eddie

– Nobiru (CH), dash 6P, JC~Nobiru, j.S, j.HS, Nobiru~Shadow Gallery (1 hit), Shadow Hole unblockable, 6P, 6P, 6P
Combo que ficou famoso com o vídeo do “Toki in Accent Core (Ogawa (ED) x Kaqn (OR))”, permite um IK a partir de um Nobiru (CH). O combo tem um timing bem específico, e pode ser simplificado dependendo do oponente. Personagens mais leves, por exemplo, podem levar stun sem o JC~Nobiru, ou trocando j.S por j.K. O importante do combo são os 6P, que possuem 3.0x stun.

– May

– 6P (charged), c.S, 6P
Por mais tonto que pareça o combo, ele funciona em casos onde: 1- você previu o oponente e 2- o oponente fez algo muito estúpido na sua frente (leia-se: Riot Stomp). Bonus points se for em CH, porque às vezes nem o segundo 6P é necessário…
Você pode trocar o segundo 6P por um Iruka-san loop também, garantindo mais dano caso não esteja seguro se o segundo 6P vai dar Stun no oponente. Muitas vezes o loop no lugar do segundo 6P também é suficiente para dar Stun…

– Potemkin

– 2HS, Giganter, 2HS/5HS/6HS, Giganter…
Simples e funcional, apesar dos 100% de tension gastos. Você pode trocar o 2HS por outro golpe para encaixar o Giganter mais fácil (ou usar um Giganter de reversal, podendo atingir CH). Esse combo é mais fácil de executar no canto, onde o recuo dos golpes com HS serão menores.
Caso o segundo Giganter ainda não dê stun, você pode continuar com algo como {2S, 2HS, Heat Knuckle -> Extend} para garantir o stun. Se você começou o combo com um golpe em CH, é capaz de nem precisar do segundo Giganter!

Caso conheça algum stun combo para seu personagem, seja com ou sem reset, poste aqui para que seja testado e eu possa adicionar à lista! ^_^

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