Retirado da enterbrain mook ARCADIA EXTRA Vol.41 [GGXXAC Break Encyclopedia]
===[Movelist]===
[Special Moves]
Scythe: 236+K/S
Ice Spike: 236+HS
Spear: 421+S
Fish: 214+P/K/S/HS
-> follow-up: durante Fish, P/K/S/HS
Bubble: j.214+P/K/S
[Force Breaks]
FB Bubble: j.214+D
[Overdrives]
Imperial Ray: 632146+S
Necro okotta baai: 632146+P
Gamma Ray: 64641236+HS
[Instant Kill]
IK: [2]8462+P+HS
===[Por onde começar]===
“Bater e correr!”
[Abusando do zoning]
Os pontos fortes da Dizzy são o zoning e seu alcance longo, então esses serão os pontos básicos a serem explorados.
O primeiro passo é usar o Fish eficientemente. O mais comum é usar o Fish com HS~K, que limita a movimentação do oponente e segura-o na defesa, mas ele deixa uma pequena brecha para contra-ataque.
Para evitar isso você pode usar o Fish com K~K, que cobre uma área menor mas é mais seguro.
A Spear também é importante. Você pode usá-la de longe ou após o Fish, ou senão segurá-la para soltar como anti-aéreo ou visando um CH.
Avance junto com o Fish e a Spear e tente encaixar um Throw, {air dash j.2S} ou 2K/2D, tanto para mix-up como para pressionar.
Como anti-aéreo suas opções são mais limitadas, então saiba usar o 2S e o Air Throw para isso.
[Usando o zoning com segurança]
Para conseguir aplicar seu zoning, primeiro é preciso ter espaço para usar o Fish ou Spear.
Use a Bubble para recuar em segurança, fazendo {back air dash, Bubble, back air dash j.S (acerta a Bubble)}. Dessa forma a Bubble segura o oponente para que você tenha tempo de usar o Fish ou Spear e avançar novamente!
Para não ficar previsível, você pode trocar o Fish por um {dash 5K} ou {IAD j.2S}, evitando que o oponente reaja rapidamente após a Bubble.
===[Okizeme]===
“Muitas variações e sequências à disposição!”
[Setup fora do canto]
Depois do knockdown com Ice Spike, faça um {dash Fish HS~HS} e siga com {dash jump j.S}.
Assim, se o oponente tentar fugir pulando o j.S joga ele de volta para o Laser, e se ele ficar defendendo alterne entre {air dash j.2S} ou {land 2K} para o mix-up.
Se o mix-up for defendido ainda há o segundo Laser, permitindo que você repita o processo. Se ainda assim o oponente conseguir defender, faça um chain terminado em 2D e siga com {JC, Bubble, air backdash j.S} para distanciar-se.
Outra opção durante o Fish é usar um j.2S como cross-up no segundo Laser, seguindo com Throw ou 2K se for defendido, ou dar um Throw antes do segundo Laser.
[Setup no canto]
No canto, use o Fish com HS~P e siga com {dash 2K, Laser, dash 2P, 2P, 2K, Bite, dash 2K, c.S, Bite, dash} e continue com a sequência que quiser.
Contra todos os personagens, exceto Faust/Zappa/Bridget, você pode fazer um {IAD j.2S} a qualquer momento da sequência para pegar o oponente agachado e seguir com {j.HS}, {air dash j.2S} ou {land 2K} se for defendido.
[Okizeme sem Fish]
Ao terminar um setup com Fish em knockdown, não é possível soltar outro Fish para o okizeme.
Então, fora do canto use a Spear e siga com IAD, alternando entre {delay j.2S} ou {land 2K}. Ou faça {IAD j.2S} e alterne entre {air dash j.2S}, {delay j.HS}, {land 2K} e Throw.
No canto, faça um TK Bubble seguido de Spear (acerta a Bubble), dash 2HS, Fish, solte a Spear. Dessa forma você consegue ganhar tempo para usar o Fish e seguir com os mix-ups do tópico anterior.
===[Mais técnicas]===
[Dash invencível a golpes baixos]
Além de possuir 2 air dashes, aumentando sua mobilidade no ar, Dizzy também é capaz de desviar de golpes baixos como um 2D ou Slide Head (Potemkin) usando seu dash!
Por isso, use-o à curta e média distância para contra-atacar pokes baixos do oponente, pegando-o de guarda aberta!
Use bastante o FD para afastar o oponente e induzí-lo a essa situação.
[FB Bubble para pressionar]
A FB Bubble persegue o oponente, auxiliando na pressão e no zoning.
Depois de soltá-la, fica mais fácil pegar o oponente com Throw ou Air Throw porque ele estará preocupado em fugir ou defender a Bubble.
Se a Buble acertar o oponente, siga com {dash 6HS, JC j.S, JC, dj.S, dj.D} para um dano fácil.
A FB Bubble é recomendada à distância e, de preferência, contra oponentes mais lentos, que terão dificuldade em avançar enquanto a FB Bubble durar.
[Imperial Ray pseudo-unblockable]
Um projétil não é afetado pela travada de tela de um overdrive, continuando sua trajetória normalmente. Se o oponente não estiver em posição de defesa quando a travada de tela ocorrer, ele não poderá defender o projétil.
Sabendo disso, use a Spear e tave a tela com o Imperial Ray, para que a Spear acerte o oponente durante a travada de tela e o Imperial Ray acerte em seguida.
Ou você pode usar um setup a partir do j.HS defendido, continuando com {S Bubble, air backdash j.S, land, K Scythe}.
A Scythe pelo alto induz o oponente a querer avançar, então solte o Imperial Ray nessa hora para travar a tela e a Scythe pegar o oponente sem defesa!
[Mais informações]
Caso tenha alguma pergunta a respeito da Dizzy ou deseja saber mais sobre ela, acesse GGBR: Seção Dizzy e tire suas dúvidas com outros players!
Nosso amigo UltraSoul tem um Guia básico no fórum também, não deixe de conferir!
não concigo de jeito nenhum o IK dela, como faço?
By: Ivan on outubro 9, 2010
at 13:06
Enfim xD
By: Kawa on outubro 29, 2009
at 13:00
Agora posso dormir em paz =O
By: SLeon on outubro 29, 2009
at 19:23